Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS adverte que redução de voos dificultará combate ao ebola

Médicos e equipamentos devem demorar mais para chegar aos locais afetados

Saúde|

Diminuição de voos causara maior dificuldade de equipe e material médico chegaram ao local
Diminuição de voos causara maior dificuldade de equipe e material médico chegaram ao local Diminuição de voos causara maior dificuldade de equipe e material médico chegaram ao local

A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta segunda-feira (25) que a redução de voos ou cancelamento de rotas aéreas aos países afetados pelo surto do vírus do ebola dificultará a luta contra a epidemia. "A redução dos voos para Freetown (capital de Serra Leoa, um dos focos da epidemia) terá um grande impacto na capacidade para trazer equipe e material para responder ao ebola.

Podemos suspender outros programar durante vários meses para nos focarmos apenas no ebola, mas, para isso, precisamos trazer reforços, e isso só será alcançado se os voos voltarem", disse David McLachlan-Karr, coordenador residente da ONU (Organização das Nações Unidas) em Serra Leoa, citado em comunicado.

Durante os últimos dois dias, o governo do país se reuniu em Serra Leoa com representantes de diferentes organismos das Nações Unidas. Nele, a ONU se comprometeu a aumentar significativamente os esforços para conter a epidemia. "Esta epidemia ainda avança em muitos lugares do país.

Nosso compromisso em Serra Leoa é aumentar tudo o que a ONU está fazendo para conseguir a resposta necessária", disse por sua vez David Nabarro, coordenador especial do secretário-geral da ONU na luta contra o ebola. Nos próximos dias, a delegação da ONU fará um plano estratégico detalhado do que fazer para tentar acabar com o surto, que continua fazendo vítimas no país.

Publicidade

Até ontem, 24 de agosto, Serra Leoa registrava 639 mortes, dos 904 infectados com ebola. "A situação continua sendo um grande desafio. Faremos todo o possível para acabar com o surto e ajudar o país a voltar à normalidade", se comprometeu o diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda.

O balanço de mortos por ebola nos quatro países afetados ― Guiné, Libéria, Serra Leoa, Nigéria ― é de 1.427, de 2.615 infectados. A própria OMS reconheceu que a estatística não reflete a realidade e subestima o alcance da doença, por isso está tentando, auxiliada por especialistas no país, obter números mais concretos do que realmente ocorre. 

Além disso, ontem a RDC (República Democrática do Congo) confirmou a presença de ebola em seu território, apesar das autoridades do país desvincularem este surto do que surgiu em março na África Ocidental. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.