Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS vê sinais 'esperançosos' de recuo da varíola do macaco na Europa

Países como Portugal, Alemanha e o Reino Unido já observam uma diminuição do número de novos casos

Saúde|

Região europeia da OMS representa um terço do total de casos de monkeypox
Região europeia da OMS representa um terço do total de casos de monkeypox Região europeia da OMS representa um terço do total de casos de monkeypox

A diminuição de casos registrados em vários países europeus é uma indicação de que o surto de varíola do macaco (monkeypox) pode estar diminuindo no continente, disse nesta terça-feira (30) o escritório regional da OMS (Organização Mundial da Saúde), que pediu mais esforços para eliminar a transmissão.

"Há sinais iniciais esperançosos, como foi visto na França, Alemanha, Portugal, Espanha, Reino Unido e outros países, de que o surto pode estar diminuindo", disse o diretor da OMS-Europa, Hans Kluge, em entrevista coletiva.

Kluge estava convencido de que é possível eliminar a transmissão de humano para humano "se nos comprometermos a fazê-lo e colocarmos os recursos necessários para esse fim".

Dado que o surto surgiu entre homens que fazem sexo com homens e continua predominante nesse grupo, os esforços de prevenção e resposta devem ser focados lá, “com colaboração ativa e participação da comunidade, criando um ambiente livre de estigma e discriminação”.

Publicidade

A região europeia da OMS registrou até agora 22 mil casos nos 43 países que a compõem — e que incluem a Rússia e várias ex-repúblicas soviéticas —, o que representa mais de um terço do global.

"Estamos começando a ver uma queda nos casos, mas precisamos ser cautelosos, aproveitar o momento e agir rapidamente", disse a gerente de emergência do escritório regional, Catherine Smallwood.

Publicidade

Smallwood apontou a detecção precoce de casos e mudanças comportamentais como prováveis ​​causas do declínio.

Estou com sintomas de varíola do macaco. O que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas

Publicidade

Aumento de casos de Covid-19

Os especialistas da OMS também reiteraram que se espera um aumento de casos de Covid-19 no próximo outono e inverno (de meados de setembro até março) e, embora um impacto severo seja descartado devido à alta porcentagem da população vacinada, enfatizaram que o vírus continua a circular "amplamente" e que na semana passada causou 3.000 mortes na região europeia, um terço do total mundial.

Assim, são importantes medidas como a oferta de uma segunda dose de reforço a grupos vulneráveis, a administração rápida de antivirais nos casos em que seja necessário e outras, como a ventilação de espaços fechados e o uso de máscara em ambientes fechados onde há muitas pessoas.

As projeções da OMS sugerem que em poucas semanas a região europeia atingirá 250 milhões de casos de Covid-19.

Pólio

A OMS também advertiu, à medida que o 20º aniversário da declaração de que a região europeia se livrou da pólio se aproxima, que o momento do progresso em direção à erradicação global é "muito frágil".

Assim, Kluge mencionou que o vírus detectado recentemente em Nova York está geneticamente ligado aos encontrados em anos anteriores em Israel e no Reino Unido.

"Apesar da alta cobertura de imunização, o vírus da poliomielite chegou a alguns indivíduos em comunidades com baixa cobertura. Este é um alerta para todos, nossa responsabilidade compartilhada é erradicá-lo globalmente", disse Kluge, que instou que se promova a vacinação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.