Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Padre que chegou à Espanha com ebola está em situação clínica estável

Paciente respira espontaneamente e não tem hemorragia

Saúde|

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados ontem, o vírus já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, os três países mais afetados
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados ontem, o vírus já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, os três países mais afetados Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados ontem, o vírus já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, os três países mais afetados

O sacerdote espanhol Miguel Pajares, que chegou nesta quinta-feira (7) a Madri afetado pelo vírus do ebola e procedente da Libéria, apresenta uma "situação clínica estável", segundo o primeiro relatório médico divulgado após sua chegada ao hospital.

Pajares, que chegou ao centro médico "um pouco desorientado", está estável e febril, respira espontaneamente e não tem hemorragia, um dos principais riscos de contágio, segundo o boletim divulgado por responsáveis de saúde de Madri em entrevista coletiva.

O sacerdote ― junto à religiosa Juliana Bohi, que não está contagiada ― está internado no Hospital Carlos III, um centro de referência em doenças infecciosas e tropicais, especializado em medicina tropical desde o começo do século passado.

Com medo do ebola, familiares abandonam corpos de entes queridos nas ruas da Libéria

Publicidade

Com os dois religiosos, que estão isolados, estão sendo feitos testes para confirmar que efetivamente o primeiro está contagiado com o vírus do ebola e a religiosa não, já que não apresenta sintomas. O que sim está confirmado é que a religiosa tem febre tifoide e, se os resultados do ebola voltarem a dar negativos, ela teria alta de forma imediata, segundo os responsáveis de saúde de Madri.

O chefe de medicina Intensiva do hospital, Abelardo García, informou que os dois pacientes estão completamente isolados. Disse que são assistidos e controlados por dois médicos internistas e intensivistas ― especialistas em doenças tropicais ―, quatro enfermeiras e quatro auxiliares por turno, e o correspondente pessoal de apoio (radiologistas, biólogos, pessoal de laboratório, de segurança etc.).

Publicidade

García explicou que Pajares "está consciente, orientado, respira bem, sem suporte de nenhum tipo e não apresenta nenhum sinal hemorrágico", o que, disse, faz com que o sacerdote tenha "muitas chances" de melhorar e que sua cura seja apenas "questão de tempo".

O responsável de Saúde de Madri, Javier Rodríguez, fez um apelo à "tranquilidade" absoluta dos cidadãos e garantiu que a possibilidade de transmissão do ebola neste momento na Espanha "é muito pequena" e inclusive o risco de contágio é "muito menor" do que o da gripe aviária há algum tempo atrás. 

Miguel Pajares, de 75 anos, é o primeiro contagiado com o vírus do ebola a chegar à Europa, vítima do maior surto desta doença registrado até o momento. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados ontem, o vírus já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram em Serra Leoa, Guiné e Libéria, os três países mais afetados. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.