Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM quer reduzir número de fumantes na corporação

Segundo a entidade, 30 mil policiais são fumantes; cerca de 80% conseguiram parar

Saúde|Do R7

cigarro
cigarro cigarro

A Polícia Militar de São Paulo, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, lançou a campanha Sem Nicotina, com o objetivo de reduzir o número de policiais fumantes. Para o pneumologista Igor Polônio, coordenador do ambulatório de tabagismo da Santa Casa de Misericórdia, 30 mil policiais militares no Estado são fumantes. Desde 2010, 250 PMs foram atendidos pelo programa com a meta de abandonar o vício e melhorar a qualidade de vida e a saúde.

— Nos primeiros dias a irritabilidade é grande, mas o esforço vale a pena. Isto acontece com todos os fumantes que param e esta é uma transição comum e normal.

O tratamento inclui acompanhamento com um equipe multidisciplinar, que envolve médico, psicóloga e nutricionista. Os policiais passam por uma entrevista, fazem exames laboratoriais, trabalham em grupo e recebem também atendimento individualizado.

Pare de fumar. O R7 ensina dez passos para largar o vício

Publicidade

Além de trabalhar o corpo e a mente, eles são incentivados a cuidar da alimentação e ingerir líquidos. Cerca de 80% dos policiais conseguem parar de fumar. Depois dessa fase, eles são atendidos em consultas semanais durante um ano.

Cigarro vicia tanto quanto heroína e crack, diz psiquiatra

Publicidade

O Cabo PM Moisés Nunes foi um dos beneficiados com o programa. Além de abandonar o vício, ele garante ter melhorado os hábitos alimentares.

— Minha alimentação é leve e equilibrada. Além disso, me tornei adepto à prática de exercícios físicos.

Publicidade

Consumo de cigarro

Segundo dados do Ministério da Saúde, o vício do cigarro atinge 15 milhões de brasileiros. Desse número, 80% dos fumantes gostariam de parar. O governo também calcula que no País, aproximadamente 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo federal irá investir R$ 12 milhões em medicamentos, ações preventivas e treinamento pessoal. O intuito é conseguir que o Brasil, até 2022, reduza a proporção de fumantes no País de 15% para 9%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.