Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pneumonia também mata no verão; veja os cuidados que devem ser tomados durante todo o ano e evite a doença

Limpeza de ar-condicionado e ventiladores podem evitar transmissão de germes, diz especialista

Saúde|Do R7

A doença provocou 114.315 internações no último verão, diz ministério
A doença provocou 114.315 internações no último verão, diz ministério A doença provocou 114.315 internações no último verão, diz ministério

Quem pensa que pneumonia só ocorre nos dias frios está enganado. Apesar de mais pessoas morreram em decorrência da doença no inverno, quase o mesmo número morre também nas estações mais quentes. Por isso, é necessário tomar cuidado durante o ano todo.

Nos dias mais frios, ocorre mais aglomeração de pessoas e transmissão dos micro-organismos causadores da infecção. Já nos períodos mais quentes, o uso de ar-condicionado é intensificado, estimulando o ressecamento da mucosa nasal, que facilita a chegada dos vírus e bactérias aos pulmões.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada três internações provocadas por pneumonia no inverno, três são registradas no verão. Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, 114.351 pessoas foram internadas nos hospitais ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde). No período de junho e agosto, o número chegou a 176.682.

Pneumonia é a quarta doença que mais mata no Brasil. Veja os sintomas e como se prevenir

Publicidade

No Dia Mundial de Combate à Pneumonia, lembrado neste sábado (12), pneumologista Mara Rúbia Fernandes Figueiredo, presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, ressalta que pessoas com fragilidades imunológicas, como crianças, idosos, tabagistas e doentes crônicos (asmáticos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, pacientes com câncer, entre outros), merecem atenção especial.

— A mucosa ressecada pode alterar os batimentos dos cílios do nariz e dos brônquios nos pulmões, o que dificulta a eliminação das impurezas do ar e favorece a penetração dos germes no pulmão.

Publicidade

A especialista explica que os aparelhos de ar-condicionado podem espalhar vírus e bactérias de pessoas doentes pelo ambiente, funcionando como um vetor de transmissão de germes. O uso de ventiladores também requer cuidados e é necessário manter os ambientes sempre limpos para que a poeira acumulada não se espalhe.

— Para um bom funcionamento e redução de risco à saúde respiratória todo aparelho de ar-condicionado necessita passar por limpezas mensais em seus filtros. Além disso, as pessoas que frequentam esses ambientes refrigerados devem tomar cuidado redobrado com a hidratação.

Pneumonia pode provocar tosse, febre e dificuldades para respirar e até levar à morte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.