Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População pode fazer testes rápidos de hepatite em SP

Ação acontece neste sábado (22) e na próxima quinta-feira (27) no Cambuci e no Jabaquara

Saúde|Do R7

Os testes rápidos serão realizados das 9h às 13h nesta sábado (22)
Os testes rápidos serão realizados das 9h às 13h nesta sábado (22) Os testes rápidos serão realizados das 9h às 13h nesta sábado (22)

Neste sábado (22), a população poderá receber orientação e fazer testes rápidos para detectar vírus das hepatites B e C na Paróquia São Joaquim, localizada na avenida Lacerda Franco, 2, no Cambuci, região central de São Paulo, das 9h às 13h. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, faz parte da campanha Julho Amarelo para prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais.

Também haverá atendimento na quinta-feira (27), na plataforma A do Terminal Jabaquara, na zona sul da cidade, das 9h às 15h.

A campanha, em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho). Segundo a pasta, houve aumento no número de notificações da doença no Estado. Em 2016, foram 7.600 casos de hepatite C contra 4.900 em 2014. Já os casos de hepatite B, aumentaram 3,7%, no mesmo período.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes vírus, uso de remédios e drogas injetáveis, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Publicidade

As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas ou uso de materiais perfurantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

É importante adotar medidas preventivas como o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de seringas entre os usuários de drogas injetáveis. Os testes de hepatite B e C podem ser feitos em qualquer período. Para outras informações, basta ligar para o Disk DST/Aids no 0800 162 550.

Paciente com hepatite C têm 4 vezes mais risco de desenvolver diabetes. Entenda as doenças e seus riscos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.