Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Postos abrem no sábado para vacinação contra sarampo e pólio

Saúde|

As crianças menores de cinco anos terão neste sábado, dia 22, mais uma oportunidade de se vacinarem contra a poliomielite e o sarampo. Pais e responsáveis contarão com mais de 100 mil postos fixos e móveis abertos em todo o Brasil para o segundo Dia D de mobilização contra as doenças.

A iniciativa, segundo o Blog da Saúde, serve como reforço da Campanha Nacional de Vacinação, que teve início no dia 8 de novembro e já vacinou 6,4 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 50,4% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 5,1 milhões de crianças já receberam a dose (48,1% do público-alvo). A campanha prossegue até o dia 28 de novembro, segundo a página eletrônica mantida pelo Ministério da Saúde.

O objetivo da campanha de vacinação é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Devem tomar a vacina contra a pólio as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Com a vacinação, espera-se manter a erradicação da doença no País - que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. A meta estabelecida pelo ministério é vacinar, até o dia 28, pelo menos 95% do público-alvo (cerca de 12 milhões de crianças).

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral serve tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina - que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.