Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP lança programa para ajudar médicos em consultas

Objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento em atenção básica no SUS 

Saúde|

Fernando Haddad afirmou que programa pode diminuir número de consultas na cidade de São Paulo
Fernando Haddad afirmou que programa pode diminuir número de consultas na cidade de São Paulo Fernando Haddad afirmou que programa pode diminuir número de consultas na cidade de São Paulo

A Prefeitura lançou nesta terça-feira (30) um programa para implantação de um sistema de teleconferências nas unidades municipais de saúde, que permite aos profissionais que atuam na área tirar dúvidas e trocar informações durante consultas. O objetivo do programa, chamado Telessaúde São Paulo Redes, é melhorar a qualidade do atendimento em atenção básica no SUS (Sistema Único de Saúde).

Entre os benefícios previstos está a facilidade para obter uma segunda opinião clínica e até mesmo evitar que pacientes realizem consultas ou exames desnecessários. "Um clínico geral pode acionar um especialista para dar uma resposta imediata ao paciente. Então, você poupa uma consulta", afirmou o prefeito Fernando Haddad no evento de lançamento da iniciativa.

Programas semelhantes também existem em outros Estados, como Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. "Onde o Telessaúde já funciona, se economiza um em cada dois encaminhamentos possíveis. Imagina você cortar 50% dos encaminhamentos em função de uma troca de informações", disse Haddad. Em São Paulo, o programa vai custar cerca de R$ 3,8 milhões com implantação e equipamentos ― cerca de 92% dos recursos vêm do Ministério da Saúde.

Telessaúde pode ajudar pacientes com deficiência auditiva

Publicidade

Até outubro de 2015, a Prefeitura pretende implantar o sistema em cem pontos da cidade, distribuídos entre hospitais municipais, prontos-socorros, UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidades de Pronto Atendimento), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e Suvis (Supervisões de Vigilância em Saúde). A expectativa da gestão Haddad é que 340 unidades de saúde já estejam inseridas no programa dentro do prazo de dois anos.

Também instaurada nesta terça, a Comissão Municipal de Telessaúde vai ser responsável por monitorar as diretrizes do programa. Formada por representantes de universidades e hospitais, a Comissão é presidida pela primeira-dama Ana Estela Haddad.

Publicidade

Como funciona

Os profissionais que estejam em um dos pontos de Telessaúde podem solicitar ao Núcleo Técnico-Científico do programa uma série de serviços: consultoria, diagnóstico, segunda opinião e até aulas e cursos. Com ajuda de outros médicos e de integrantes de universidades, o Núcleo elabora uma resposta em até 72 horas. Em casos de urgência, será possível solicitar um canal online para fazer a consultoria em tempo real.

O programa vai cobrir todas as áreas da medicina, afirma a Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura estima que haja maior demanda em cardiologia, pneumonologia, neurologia, psiquiatria, pediatria e endocrinologia. Em prontos-socorros, hospitais e UPA, o serviço será 24 horas por dia. Nos demais pontos, o sistema não funcionará enquanto o equipamento estiver fechado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.