Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro caso de infectado pelo vírus chicungunha na Espanha é confirmado

Trata-se de um homem de 60 anos residente em Gandia

Saúde|

O primeiro caso na Espanha de chicungunha, uma doença viral transmitida por um mosquito, foi confirmado nesta segunda feira (24), de acordo com o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças). Trata-se de um homem de 60 anos residente em Gandia (Valência), que não tinha viajado para fora da União Europeia nos três meses anteriores e que desenvolveu os sintomas enquanto viajava pelo sul da França em 7 de julho.

Dada a breve estadia do indivíduo na França e a ausência de casos autóctones desse vírus ali neste ano, este organismo com sede em Estocolmo considera que é "muito provável" que o contágio tenha ocorrido em Gandia. O homem, que recebeu alta após permanecer cinco dias internado em um hospital de Girona (Catalunha, nordeste da Espanha), entrou em contato com as autoridades locais ao voltar a Gandia porque tinha dores nas articulações e foram as análises de sangue posteriores que confirmaram o contágio do vírus.

Leia mais notícias sobre Saúde

O ECDC afirmou em comunicado que o relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado, e ressaltou que o agente transmissor, o Aedes Albopictus, esteve presente na Comunidade Valenciana desde 2013. Vários casos importados de chicungunha tinham sido detectados anteriormente em Gandía, onde o clima é "propício" para a transmissão do vírus, acrescentou o centro europeu.

Publicidade

O sistema de vigilância do chicungunha foi reforçado na Espanha em 2014 após a explosão de um surto no Caribe, e até 26 de julho tinham sido detectados 89 casos importados, 13 deles na Comunidade Valenciana. As autoridades da área de saúde espanholas estão realizando pesquisas epidemiológicas e entomológicas, além de estabelecer medidas de controle do agente transmissor, segundo o ECDC.

Este organismo ressaltou que a Europa é vulnerável à transmissão autóctone do vírus em áreas onde os mosquitos transmissores da doença estão estabelecidos e onde o clima é propício para sua propagação.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.