Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto vai vacinar população em massa na Ilha de Paquetá, no Rio

Fiocruz estuda efeitos da imunização em larga escala, segurança da vacina e se vacinação em massa protege pessoas não vacinadas

Saúde|Agência Brasil

Fiocruz pretende avaliar segurança e eficácia da vacinação
Fiocruz pretende avaliar segurança e eficácia da vacinação Fiocruz pretende avaliar segurança e eficácia da vacinação

Os moradores da Ilha de Paquetá, que fica no nordeste da Baía de Guanabara e pertence ao município do Rio de Janeiro, serão vacinados em massa contra a covid-19. No dia 20, serão imunizados jovens a partir de 18 anos, que ainda não receberam a vacina, de acordo com o projeto PaqueTá vacinada, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O objetivo é avaliar os efeitos da imunização em larga escala na população local. Após a cobertura vacinal total da população-alvo, será feito, por um período ainda a ser definido, o monitoramento epidemiológico dos vacinados.

De acordo com a SMS, o projeto vai avaliar também a segurança do imunizante e como a vacinação em massa atua na proteção também das pessoas que não foram vacinadas, como é o caso das crianças e adolescentes.

Além disso, será observado se a primeira dose da AstraZeneca é capaz de evitar a transmissão dos casos na região ou se isso só acontece efetivamente após a aplicação da segunda dose.

Publicidade

Paquetá tem uma população de 4.180 moradores, entre eles, 3.530 são maiores de 18 anos cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Dados da secretaria indicam que até o dia 31 de maio, foram aplicadas 2.923 doses da vacina contra a covid-19 pelo calendário do município para os grupos prioritários, sendo 1.853 primeiras doses (D1) e 1.070 segundas doses (D2).

Antes da imunização, os moradores passarão por exame de sangue sorológico, que será repetido ao longo da duração da pesquisa. Para facilitar o acesso dos moradores e evitar aglomerações, a vacina será aplicada, neste dia, em diversos pontos da ilha.

Publicidade

“Apenas a população residente será vacinada na ação, conforme os cadastros da Estratégia Saúde da Família, sendo vetada a participação de turistas que tenham ido passar o domingo na ilha”, alertou a SMS.

Serrana

Publicidade

Uma pesquisa semelhante foi desenvolvida na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que, conforme a secretaria, demonstrou efeitos positivos de uma campanha de vacinação em massa. “Após atingir o percentual de 75% da população vacinada, o município, de 45 mil habitantes, apresentou uma redução significativa na identificação de novos casos de covid-19 e óbitos relacionados à doença”, informou a pasta.

Integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde se reuniram ontem (7) para analisar a logística do projeto para a imunização e definir a metodologia do projeto.

Calendário de vacinação por idade

No município, a SMS mantém a vacinação da população em geral, seguindo o escalonamento por faixa etária. Esta semana começou com a aplicação do imunizante em pessoas com 57 anos; nesta terça para 56 anos; amanhã a vacinação é exclusiva para profissionais da educação básica; na quinta pessoas com 55 anos e na sexta a população com 54 anos. A secretaria dividiu a vacinação em dois turnos. Pela manhã para mulheres e à tarde para os homens. No sábado é dia de repescagem para pessoas de 54 anos ou mais.

A SMS já vacinou 2.312.048 pessoas com a primeira dose (D1), o que representa 43,8% da população da capital elegível para vacinação, que é a partir de 18 anos. Desse total, 969.211 completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose do imunizante, ou 18,4% da população acima de 18 anos. A meta da SMS é vacinar 90% da população carioca adulta até outubro, número estimado em 5,28 milhões de pessoas.

A secretaria chama atenção de quem já tomou a primeira dose para verificar o prazo de retorno para o complemento da vacinação. “Somente com o esquema vacinal completo, de duas doses, é possível garantir a eficácia da imunização. Essa data é anotada a lápis no comprovante de vacinação da D1. Se estiver com D2 em atraso, a pessoa deve retornar ao local de vacinação onde tomou a D1, o quanto antes, para completar a proteção contra a covid-19”, indicou a SMS.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 270 pontos de vacinação em toda a cidade, funcionando de segunda-feira a sábado, para facilitar o acesso da população à vacina. A lista desses pontos, o calendário de vacinação e mais informações sobre grupos prioritários e documentos estão disponíveis também nas redes sociais da SMS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.