Saúde

23/12/2012 às 15h21 (Atualizado em 23/12/2012 às 15h21)

Psicóloga cria teste de
10 minutos para detectar TPM

Leire Aperribai desenvolveu um questionário de perguntas
para saber quem são as mulheres que sofrem com o problema

Do R7

Psicóloga desenvolve teste de 10 minutos para detectar sintomas da TPM Getty Images

 

Enquanto há muitas mulheres que não percebem nenhum sintoma decorrente da Tensão Pré-Menstrual (TPM), outro grupo sofre com a mudança repentina de humor, a ansiedade, a depressão, a sensibilidade emocional excessiva, a fadiga, a falta de concentração, a dor de cabeça, entre tantos outros transtornos.

Diante desse cenário, a psicóloga Leire Aperribai, da Universidade do País Basco, na Espanha, resolveu aprofundar o tema em sua tese de doutorado. Segundo ela, ainda não há critérios padronizados para diagnosticar a TPM e, portanto, “é difícil canalizar intervenções apropriadas para tratar mulheres que sofrem com esses sintomas”.

Veja dicas para melhorar os sintomas da TPM

Tomando como ponto de partida as definições e critérios estabelecidos pela quarta versão do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, Leire estabeleceu uma série de perguntas para distinguir quem são as mulheres que sofrem com a TPM.

O questionário, que dura cerca de 10 minutos, foi aplicado em mulheres que estudam ou trabalham em um dos três campus da universidade e 15% delas apresentaram sinais de TPM. Apesar de não ser um método definitivo de diagnóstico, pode ser o início de um novo tratamento.

Acupuntura minimiza efeitos da TPM

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe

Guia Mais - Saúde

Farmácia/Drogaria
Hospitais
Consultórios
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!