Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Remédios para AVC, diabetes e câncer ficam em média 12% mais baratos

Governo retirou imposto de 174 novos medicamentos, e lista completa chega a 1.645

Saúde|Do R7

Lista do Ministério da Saúde leva em conta remédios para tratamento de doenças crônicas
Lista do Ministério da Saúde leva em conta remédios para tratamento de doenças crônicas Lista do Ministério da Saúde leva em conta remédios para tratamento de doenças crônicas

O Governo Federal ampliou, nesta segunda-feira (21) a lista de medicamentos com isenção de PIS/Cofins, com a inclusão de 174 novos produtos. Com a medida, o preço máximo dos remédios ficará em média 12% mais barato, e a lista de medicamentos com reduções fiscais tem agora 1.645 remédios - cerca de 75% dos medicamentos vendidos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

A chamada "lista positiva", que inclui todos os remédios com isenções desses impostos, foi criada em 2001 para reduzir os custos de compra de produtos essenciais para a população.

Medicamentos de tarja vermelha e preta, assim como os utilizados no tratamento de artrite, câncer de mama, leucemia e Aids, já eram integrantes da lista de isenção, e agora produtos para tratamento de câncer, AVC e diabete também ganharam o desconto.

A inclusão de novos remédios na lista é feita pelo próprio Ministério da Saúde e pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), e leva em conta as "doenças patologias crônicas e degenerativas; os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população".

Publicidade

Os produtos também devem estar sujeitos à prescrição médica e destinados à venda no mercado interno.

Confira no site do Planalto a lista completa dos novos medicamentos que receberam isenção de impostos a partir desta segunda-feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.