Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Restrição alimentar não funciona com adolescentes, avalia nutricionista

Fazer o adolescente entender a importância da alimentação balanceada é difícil

Saúde|

É importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos, diz especialista
É importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos, diz especialista É importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos, diz especialista

A transição entre a infância e a vida adulta é um momento de busca de identidade, no qual a aparência é um ponto fundamental para a aceitação dos adolescentes em um grupo, por isso que os pais enfrentam dificuldades para que seus filhos mantenham o peso adequado sem impor uma restrição à alimentação e para que criem hábitos mais saudáveis, informou a nutricionista Elaine Pádua.

De acordo com a especialistas, fazer o adolescente entender a importância de uma alimentação balanceada é muito difícil nessa faixa etária, pois esses jovens costumam se basear no comportamento do grupo social ao qual pertencem.

— Como eles normalmente convivem em grupos, querem se parecer com os amigos, é preciso usar estratégias para fazê-los entender os benefícios que terão socialmente comendo melhor.

População brasileira desconhece efeitos do sedentarismo, alerta especialista

Publicidade

Elaine ressalta que é muito difícil impor uma dieta restritiva para os adolescentes, mas é importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos.

— Os refrigerantes, por exemplo, são muito consumidos por esses jovens. Eles podem tomar, elegendo momentos para essa ingestão, além de incluir outras bebidas e alimentos na dieta.

Publicidade

Sedentarismo aumenta chances de ter um filho obeso

Segundo Elaine, no período entre 15 e 19 anos, a combinação de exercícios físicos e uma alimentação balanceada auxilia na formação óssea dos adolescentes. 

Publicidade

— É preciso entender que eles ainda estão em crescimento, então o hábito de pular algumas refeições é muito grave. No futuro, esses jovens estarão mais suscetíveis a doenças como a osteoporose. O mais importante é a família estar junto com os adolescentes durante a mudança de hábitos, influenciando os filhos a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

'Obesidade matou meu filho', lamenta mãe de adolescente

Quanto à prática de atividade física, Elaine diz que é fundamental o bom desenvolvimento físico, já que além de outras coisas reduz o risco de obesidade.

— Muitos adolescentes, depois de começar a fazer esportes, conseguem manter um peso adequado.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.