Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sangue nas fezes e dor abdominal podem ser sinal de câncer colorretal

Pessoas de mais de 50 anos são as principais afetadas e estágio inicial da doença é silencioso

Saúde|Do R7

Doença normalmente acontece após os 50 anos e estágio inicial é assintomático
Doença normalmente acontece após os 50 anos e estágio inicial é assintomático Doença normalmente acontece após os 50 anos e estágio inicial é assintomático

O câncer colorretal é uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas em estágio inicial. Quando em fase avançada, a doença pode causar perda de sangue nas fezes, dor abdominal, massa abdominal, alteração do ritmo intestinal, vômitos e náuseas, emagrecimento e anemia.

Além de idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura, carnes, baixo teor de cálcio, obesidade, sedentarismo e tabagismo são os fatores de risco para desenvolver a doença.

Maioria de casos de câncer colorretal é diagnosticada em fase avançada

A recomendação da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) é realizar a colonoscopia a partir dos 50 anos. O presidente da sociedade, Ronaldo Salles, esclarece que quem possui parentes de primeiro grau com câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o coloproctologista a fim de saber a melhor época e frequência para realização do exame.

Publicidade

Em geral, a doença pode ser prevenida com hábitos como ingestão de fibras, frutas e verduras, além do baixo consumo de gordura. A prática regular de exercícios físicos, evitar o tabagismo e a ingestão exagerada de álcool também são essenciais para a boa saúde.

Após detectada a doença, a recomendação de Salles é remover o tumor.

Publicidade

— A boa notícia é que as chances de cura superam 60% quando considerado o total de casos diagnosticados e corretamente tratados.

Para alertar a população sobre as formas de prevenção da doença, a SBCP, em parceria com a Abrapreci (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino), realizará pela primeira vez a campanha Setembro Verde. Quatro capitais receberão um intestino gigante, que terá explicações e médicos à disposição para tirar dúvidas da população. A primeira delas será o Rio de Janeiro, de 4 a 7 de setembro. As demais serão Belo Horizonte (12 e 13 de setembro), Porto Alegre (18 a 20 de setembro) e São Paulo (25 a 27 de setembro).

Publicidade

No interior do intestino, os visitantes poderão ver reproduções de lesões como pólipos e curtos vídeos educativos sobre o câncer de intestino. Ao final do percurso, médicos tirarão dúvidas e distribuirão folders com dicas de hábitos saudáveis para prevenir a doença.

— A grande qualidade desse tipo de ação é trazer para o público formas eficientes de evitar o câncer do intestino.

Serviço:

Rio de Janeiro: 04 a 07 de setembro, das 11h às 20h, no Barra Shopping (Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca)

Belo Horizonte: 12 e 13 de setembro, das 9h às 18h, no Parque Municipal de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena)

Porto Alegre: 18 a 20 de setembro

São Paulo: 25 a 27 de setembro, das 9h às 17h, no Parque do Ibirapuera (Marquise no Jardim das Esculturas)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.