Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo oferece testes rápidos e gratuitos de HIV nesta terça-feira

Ação será realizada no vão livre do Masp entre 10h e 21h; testes são feitos por meio de amostra de saliva e resultado, sigiloso, sai em 30 minutos

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Os testes vão ser feitos em amostras de saliva e o resultado sai em 30 minutos
Os testes vão ser feitos em amostras de saliva e o resultado sai em 30 minutos Os testes vão ser feitos em amostras de saliva e o resultado sai em 30 minutos

Até esta terça-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo promove um mutirão de testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista.

Cerca de 60 profissionais do Programa Estadual de DST/Aids atenderão ao público entre 10h e 21h. Os testes são grautitos e realizado por meio de amostras de saliva.

O resultado do teste sai em 30 minutos. De acordo com Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do Programa Estadual DST/Aids-SP, o teste rápido possui a mesma eficácia do tradicional, identificando anticorpos anti-HIV. O teste é feito de forma sigilosa.

Para fazer o teste, é preciso ficar 30 minutos sem se alimentar, beber ou fumar, segundo a secretaria. No local, também serão distribuídos 30 mil preservativos.

Publicidade

Leia também: Pesquisadores brasileiros mostram tratamento que elimina o HIV

A ação, em parceria com a Aids Healthcare Foundation e a Impuse São Paulo, tem como objetivo o incentivo do diagnóstico precoce do HIV e a diminuição do preconceito e do medo da realização do teste.

Publicidade

Na quinta-feira (31), será realizada outra ação do Programa Estadual DST/Aids-SP, no Vale do Anhangabaú, na qual profissionais estarão disponíveis para orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também haverá a distribuição gratuita de 100 mil preservativos.

Cerca de metade da mortes por AIDS no estado de São Paulo estão relacionados ao diagnóstico tardio da doença, sendo aproximadamente sete mortes diárias, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

Publicidade

O teste de HIV é gratuito em todas as unidades públicas de saúde e é fundamental que pessoas sexualmente ativas o façam, ainda segundo a secretaria.

HIV triplica entre homens

De acordo com o Ministério da saúde, 830 mil brasileiros vivem com o vírus HIV. Destes, 548 mil estão em tratamento. Estima-se que mais de 130 mil pessoas ainda não sabem que têm o vírus.

O número de pessoas que descobrem que tem o vírus, ou de novos infectados, diminuiu 5,2% no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Por outro lado, o número de homens infectados triplicou, principalmente entre os jovens.

Em dez anos, entre 2006 e 2016, o número de homens infectados com HIV entre 15 e 19 passou de 2,4 para 6,7 para cada 100 mil habitantes. Entre os homens com 20 a 24 anos, a taxa passou de 16 casos para 33,9 a cada 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, houve aumento da doença na faixa entre 15 e 19 anos – o número subiu de 3,6 para 4,1 infectadas a cada 100 mil habitantes.

Grávidas com HIV podem ter bebês saudáveis. Saiba mais sobre a Aids:

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.