Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo prorroga vacinação contra a raiva até dia 29 de setembro

Vacina ainda pode ser encontrada em postos volantes, além das unidades fixas, que oferecem o ano todo; imunizante é obrigatório para cães e gatos

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados contra a raiva
Cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados contra a raiva Cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados contra a raiva

Donos de cães e gatos que não puderam vacinar seus animais na cidade de São Paulo durante a campanha de vacinação contra a raiva, de 20 de agosto a 2 de setembro, poderão procurar postos volantes, que irão oferecer a imunização até o dia 29 de setembro.

A vacina também está disponível em unidades fixas que dispõem da dose o ano todo.

Segundo a Secretaria de Saúde, 855.027 animais foram vacinados nessa campanha, sendo 602.665 cães e 252.362 gatos.

A pasta afirma que o objetivo agora é alavancar a cobertura vacinal e atingir a meta de 977.095 animais imunizados. No ano passado, a campanha vacinou 930.564 animais, sendo 666.693 cães e 263.871 gatos.

Publicidade

Todos os animais com mais de 3 meses de idade devem ser vacinados, com exceção daqueles que apresentam doenças ou diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite ou estejam convalescentes de cirurgias, segundo a Secretaria.

Em relação a cadelas e gatas prenhes, apesar de não haver contraindicação, a orientação é que o responsável procure pela vacina em postos fixos devido ao risco com o transporte e manejo dos animais. A secretaria indica que fêmeas também sejam imunizadas em postos fixos a fim de evitar transtornos.

Publicidade

Leia também: Raiva humana já deixou 12 pessoas mortas no PA; SP está em alerta

A vacina contra a raiva é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal. O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e número do Registro Geral Animal (RGA).

Publicidade

A Secretaria ressalta que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar possíveis problemas. Além disso, é preciso estar atento em relação ao transporte correto. No caso de cães, devem ser conduzidos com coleira e guia. Já gatos precisam ser levados em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, como mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como morcegos infectados.

Conheça as doenças que podem ser transmitidas por morcego:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.