Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem repasse, Instituto do Câncer do Ceará suspende atendimentos pelo SUS

Superintendente do ICC disse que pagamentos são feitos de forma irregular desde 2015

Saúde|Da Agência Brasil

Instituição tem contrato vigente com a prefeitura até o fim de 2017
Instituição tem contrato vigente com a prefeitura até o fim de 2017 Instituição tem contrato vigente com a prefeitura até o fim de 2017

Considerado referência no tratamento de câncer no Norte e Nordeste do Brasil, o Hospital Haroldo Juaçaba, mais conhecido como ICC (Instituto do Câncer do Ceará), suspendeu o atendimento a novos pacientes via SUS (Sistema Único de Saúde).

O motivo, segundo a direção da unidade, está no atraso e na irregularidade de repasses de recursos públicos, feito por meio da prefeitura de Fortaleza.

Representantes do hospital e da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza se reuniram na noite de quinta-feira (23) para discutir o impasse.

O superintendente do ICC, Pedro Meneleu, disse que os pagamentos dos procedimentos realizados pelo SUS são feitos de forma irregular desde 2015. Em setembro de 2016, a situação se agravou com a suspensão dos repasses. De acordo com ele, a instituição tem contrato vigente com a prefeitura de Fortaleza até o fim deste ano.

Publicidade

— Não havia outra medida a não ser suspender o atendimento a pacientes novos. Não cogitamos não continuar os atendimentos. Essa medida foi tomada a fim de resolver a questão e também para não pôr em risco quem já está em tratamento.

Segundo Meneleu, a dívida do SUS com o hospital chega a R$ 28 milhões. Por mês, estima-se que mil novos pacientes iniciem algum tipo de tratamento no ICC. Em 2016, o hospital realizou mais de 125 mil consultas e 30 mil quimioterapias. A cada 22 mil atendimentos realizados pelo hospital, 16 mil são feitos por meio do SUS.

Publicidade

Pacientes com câncer sofrem com falta de medicamento em hospital do Rio

Envelhecimento da população tornará câncer mais comum, mas avanços no tratamento diminuirão número de mortes

Publicidade

De acordo com superintendente clínico do ICC, Reginaldo Costa, o diferencial do hospital em relação a outras unidades do estado que ofertam tratamento para câncer é dispor de todos os procedimentos em um só lugar. A unidade é, por exemplo, a única que realiza iodoterapia, para o tratamento de câncer da tireoide.

— O que nos preocupa é o retardo no início do tratamento, a possibilidade de agravamento do quadro de saúde do paciente e o risco de complicações. A suspensão do atendimento no ICC causa prejuízo porque aqui há o tratamento integral. Em outra situação, o paciente precisa peregrinar pela rede.

O MPCE (Ministério Público do Ceará) abriu inquérito civil público para apurar a questão e convidou representantes do ICC e da prefeitura de Fortaleza para audiência pública na próxima quarta-feira, dia 2 de março.

Pouco depois das 21h, a prefeitura de Fortaleza informou que apresentou uma proposta ao ICC na reunião de quinta-feira para que os atendimentos sejam retomados o mais breve possível e que “estão sendo analisadas, em caráter de urgência, alternativas de atendimento com outros prestadores de serviço de modo a assegurar que a população não seja prejudicada nem desassistida, caso o ICC se recuse a retomar suas atividades.”

Mortes por câncer aumentaram 31% no Brasil em 15 anos, afirma OMS

Paciente com câncer tem direito à isenção de IPTU. Veja outros benefícios de quem sofre com a doença

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.