Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça provoca problemas na coluna

Desvio produzido na coluna pode causar sobrecarga e levar à dor

Saúde|Do R7

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode causar problemas na coluna
Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode causar problemas na coluna Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode causar problemas na coluna

Quem poderia imaginar que sentar com a carteira no bolso de trás da calça poderia ocasionar diversos problemas na coluna? Essa é a observação do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna).

De acordo com o fisioterapeuta, a questão acontece em decorrência do desalinhamento do quadril, o que provoca uma curvatura errada na coluna e comprimi as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo.

— O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna irá criar uma maior sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor.

Gripe, resfriado e dor nas costas afastam 3 em cada 10 brasileiros de suas atividades de rotina

Publicidade

O especialista ainda cita um exemplo de um paciente tratado com o método de RPG (Reeducação Postural Global).

— O paciente tinha muita dor na região lombar e apresentava uma escoliose bem visível (desvio lateral da coluna). Após algumas consultas a dor desapareceu e o desvio da coluna foi significativamente melhorado. Foi então concedida alta. Contudo, após alguns meses este paciente voltou à clínica com as mesmas queixas iniciais. Ele se sentava com frequência com a carteira no bolso de trás da calça o que lhe causava um desequilíbrio de toda a coluna, ao ponto de todo o tratamento de correção da postura feito anteriormente, ser progressivamente destruído por esse mau hábito.

Publicidade

“Dor nas costas pode indicar a presença de várias doenças”, alerta médico

Saiba como evitar a dor nas costas; veja dicas de especialista

Publicidade

De acordo com Martins, outro fato que pode provocar a mesma patologia é carregar a bolsa, mochila ou sacolas apenas com uma das mãos.

— Estes desvios posturais, quando não tratados no início, evoluem para problemas mais sérios como lombalgias, cervicalgias e hérnia discal. Por isso, para prevenir é importante manter o corpo fortalecido e flexível, ou seja, praticar regularmente uma atividade física e alongamentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.