Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: Prefeitura recorre a estátuas vivas para combater o Aedes aegypti

Estátuas vão mostrar, por meio de performance com pneus, vasos e garrafas, como prevenir a proliferação do mosquito; ações ocorrem de sexta a domingo

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Performance de estátua viva está prevista para sábado na rua 25 de março
Performance de estátua viva está prevista para sábado na rua 25 de março Performance de estátua viva está prevista para sábado na rua 25 de março

De sexta (7) a domingo (9) estátuas vivas espalhadas pela cidade de São Paulo estarão segurando objetos que acumulam água parada com o intuito de contribuir para a conscientização do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Leia também: Zika ainda é risco para grávidas no país, sobretudo em áreas pobres

Entre os objetos estão pneu, vaso, balde e garrafa. A ação, promovida pela prefeitura, será realizada em pontos de grande circulação de pessoas como o a avenida Paulista, os terminais Parque Dom Pedro 2º e Santo Amaro, rua 25 de Março, Museu de Arte de São Paulo (Masp), bairro da Liberdade e os parques do Carmo, Ibirapuera e Villa-Lobos.

Os locais foram escolhidos de acordo com a circulação diária de pessoas. Segundo a prefeitura, no terminal Dom Pedro 2º chegam a circular 240 mil pessoas e no terminal Santo Amaro, 210 mil. No Parque Ibirapuera, 75 mil, e no Villa-Lobos, 25 mil. Já na avenida Paulista e na rua 25 de março a circulação é 30 mil em cada via. No Masp, 20 mil, e, na Liberdade, 7 mil.

Publicidade

Saiba mais: Zika diminui, mas só 1/3 das crianças têm assistência completa

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem o objetivo de atrair a atenção sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito - que são dengue, zika e chikungunya - e sobre atitudes que podem evitar sua proliferação. As estátuas simularão essas atitudes, ainda de acordo com a secretaria.

Publicidade

A secretaria informa que este ano houve o registro de 505 casos autóctones de dengue e 24 casos autóctones de chikungunya na capital paulista. “Com essa ação, espera-se alcançar um grande número de pessoas e, assim, potencializar a comunicação por meio de selfies tiradas junto com a estátua e mensagens nas redes sociais, com a hashtag da campanha #MosquitoVilão”, afirmou a secretaria por meio de comunicado.

Leia também: Rio de Janeiro é campeão em zika e chikungunya e Goiás, em dengue

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo divulgou a programação das performances das estátuas vivas:

Sexta-feira (7):

Manhã:

Prefeitura de São Paulo

Avenida Paulista

Tarde:

Terminal Parque Dom Pedro 2ª

Terminal Santo Amaro

Sábado (8):

Manhã:

Rua 25 de Março

Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Tarde:

Arredores do Parque do Carmo

Arredores do Parque Ibirapuera

Domingo (9)

Manhã:

Arredores do Parque Ibirapuera

Arredores do Parque Villa-Lobos

Tarde:

Avenida Paulista

Bairro da Liberdade

Saiba as diferenças entre os sintomas da gripe, febre amarela, dengue, zika e chikungunya:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.