Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usuários podem medir colesterol em estação de trem em SP

Pesquisa recente revela que 11% da população nunca fizeram o exame

Saúde|Do R7

Colesterol alto eleva chance de doenças do coração
Colesterol alto eleva chance de doenças do coração Colesterol alto eleva chance de doenças do coração

Para lembrar o Dia Nacional de Controle do Colesterol em 8 de agosto, a estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) receberá ação que fará exames gratuitos de dosagem de colesterol. O atendimento será realizado das 8h às 14h desta terça-feira (8) ou até que as 300 senhas distribuídas acabem.

De acordo com a CPTM, o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. No local, também haverá entrega de material com orientações sobre as variações do colesterol.

No local, terá ainda uma mesa touch, onde as pessoas poderão montar de forma virtual cardápios saudáveis com orientações de um cardiologista do hospital Sírio Libanês.

Doenças provocadas pelo colesterol podem levar à morte; saiba como funciona o bom e o ruim

Publicidade

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. Quando alto, não apresenta sintomas e pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. O índice do colesterol é detectado por exame de sangue.

Pesquisa recente feita pela SBC revela que 41% da população não se preocupam com as taxas de colesterol e 11% nunca fizeram o exame. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como alterações na dieta, prática de atividade física e adoção de medicamentos nos casos mais greves.

Publicidade

O levantamento foi feito com 850 pessoas acima de 25 anos, em todo o Brasil. 67% delas não sabem sua taxa atual de colesterol e 65% desconhecem que o LDL é o colesterol ruim, explica o diretor científico da SBC, Raul Dias dos Santos.

— O ideal é ter o Colesterol Total abaixo dos 200mg/dl, o LDL (colesterol ruim) abaixo dos 100 mg/dl e o HDL (colesterol bom) acima dos 40 mg/dl nos homens e acima de 50 mg/dL no caso das mulheres.

Publicidade

O presidente da entidade, Marcus Bolívar Malachias, lembra que o colesterol desempenha funções essenciais no organismo, como produção de hormônios e vitamina D. Mas o excesso dele no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, alerta o cardiologista. Por ano, as doenças cardiovasculares matam cerca de 350 mil brasileiros.

— Mais de 57 milhões de pessoas podem ter um infarto ou um AVC, a qualquer momento.

Ainda segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados acreditam que todas as pessoas precisam realizar o exame de colesterol, mas quase a metade (47%) fez o exame pela última vez há mais de um ano ou nunca fez.

Serviço:

Data: terça-feira (8), das 8h às 14h

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)

Cientistas testam vacina contra colesterol para prevenir doenças cardíacas

Especialistas alertam para perigo do colesterol: "A obstrução das artérias é irreversível e pode levar à morte"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.