Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacinas contra gripe e covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 12; imunizantes contra a gripe e covid-19 devem ser dados com intervalo de 14 dias 

Saúde|Carla Canteras, do R7

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 12 de abril
Campanha de vacinação contra gripe começa dia 12 de abril Campanha de vacinação contra gripe começa dia 12 de abril

A chegada do outono e do mês de abril ligam o alerta para as doenças respiratórias comuns nessa época do ano e para a vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação este ano vai começar no próximo dia 12 e vai até 9 de julho.

A campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá simultaneamente à da vacinação contra a covid-19, mas o ministério não recomenda a aplicação dos dois imunizantes no mesmo dia. A indicação é que haja uma distância de 14 dias entre eles. Quem estiver apto a receber a proteção contra o novo coronavírus deve primeiro receber o imunizante contra covid e depois o da gripe.

O infectologista León Capavilla, do Hospital Moriah, ressalta a necessidade de receber as vacinas com distanciamento. "Quem é prioridade para receber a vacina da influenza tem de ir tomá-la, mesmo quem tomou da covid. Porque uma doença não tem relação com a outra. Os dois imunizantes são importantes. Mas, tem de respeitar o distanciamento entre as duas vacinas", afirma. 

Serão distribuídas 80 milhões de doses entre os municípios e o Programa Nacional de Imunização (PNI) dividiu a aplicação em três etapas.

Publicidade

O primeiro grupo tem cerca de 25,2 milhões de pessoas e é formado por crianças, com idade de 6 meses a 6 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os postos aplicarão as doses de 12 de abril a 10 de maio.

De acordo com a epidemiologista Carla Domingues, a vacinação desse primeiro grupo é fundamental, porque são as pessoas com mais chances de serem infectadas. "Nossa preocupação está entre gestantes e crianças, que há três anos não atingem a meta de 90% de vacinados, ou seja a cada 100 pessoas, 90 devem estar vacinadas. Mas é um grupo muito vulnerável, com risco muito grande complicação. Mesmo com a pandemia da covid, não podemos relaxar", alerta a especialista. 

Publicidade

De 11 de maio até 8 de junho, será a vez dos idosos e dos professores, que são mais de 32 milhões de pessoas.

No último mês, de 9 de junho a 9 de julho, serão vacinados 21,9 milhões de outras prioridades: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privadas de liberdade.

Mesmo com o aumento de casos de covid e a necessidade de diminuir a circulação das pessoas, o Ministério manteve a campanha contra a gripe devido a importância da proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos por causa da doença.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.