Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vício em celular diminui capacidade criativa, conclui estudo

Por meio de análise de neuroimagens, pesquisadores encontraram evidências 'sem precedentes' do prejuízo cognitivo associado ao uso excessivo de smartphone

Saúde|Do R7

Cientistas analisaram jovens com idade entre 18 e 25 anos
Cientistas analisaram jovens com idade entre 18 e 25 anos Cientistas analisaram jovens com idade entre 18 e 25 anos

O uso excessivo do aparelho celular ao longo do dia prejudica a capacidade de criação das pessoas. A conclusão é de um estudo inédito conduzido por pesquisadores chineses.

As descobertas descritas pelos autores como "sem precedentes" foram feitas por meio de neuroimagens do cérebro de dezenas de voluntários. Elas mostraram "o impacto negativo do vício em smartphone na cognição criativa".

Os pesquisadores recrutaram 48 estudantes entre 18 e 25 anos. Todos foram submetidos a um teste chamado Escala de Vício em Smartphone, que mostrava o grau de dependência de cada um.

Desse total, 24 apresentaram alto nível de vício. A outra metade teve pontuações baixas. Esse último grupo foi usado como base de comparação no teste seguinte.

Publicidade

Os cientistas, então, aplicaram um novo exame, que consistia em apresentar um objeto de uso cotidiano e estabelecer 30 segundos para que eles nomeassem o maior número possível de utilizações para aquilo. Todos deveriam memorizar as listas e depois tentar repeti-las.

Em uma segunda fase do estudo, os pesquisadores usaram neuroimagens para ver a atividade cerebral dos participantes enquanto eles faziam o exercício.

Publicidade

Ao analisar os dados, foi identificado que os voluntários do grupo que teve alta pontuação de vício em smartphone apresentaram um desempenho menor em todos os critérios estabelecidos quando comparados ao grupo com baixa dependência.

Os critérios eram fluência, flexibilidade e originalidade. A imagem mostrou que o córtex pré-frontal e as áreas temporais do cérebro não eram tão ativas naqueles viciados em smartphone.

Publicidade

"Em particular, ao manipular as restrições semânticas, descobrimos que os indivíduos SAT [ com tendência ao vício em smartphone] exibiram ativações corticais reduzidas e conectividades funcionais no CPF [córtex pré-frontal] e no córtex temporal, o que dificulta a superação das restrições semânticas e o estabelecimento de associações originais durante a geração de ideias criativas. Essa descoberta tem implicações positivas para revelar os efeitos deletérios do vício em smartphone nas habilidades cognitivas avançadas dos indivíduos", descrevem os autores.

O artigo foi publicado na revista científica Social Cognitive and Affective Neuroscience, da Oxford Academic.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.