Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vírus causador da herpes tem poder destrutivo similar ao zika, diz entidade britânica

Cientistas revelaram que o CMV está presente em 80% dos adultos e também atinge crianças

Saúde|Do R7

CMV pode provocar o nascimento de bebés com má-formação
CMV pode provocar o nascimento de bebés com má-formação CMV pode provocar o nascimento de bebés com má-formação

O zika vírus tem se espalhado pelo mundo, a partir do Brasil, onde já matou três pessoas. E tem causado preocupação em vários países. 

Na Inglaterra, matéria do Daily Star o comparou ao CMV (citomegalovírus) que, segundo a publicação, também pode provocar microcefalia durante a gravidez, entre outras sequelas.

Cientistas revelaram que o vírus, igualmente prejudicial, está presente em 80% dos adultos, segundo o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido). Ele é o causador da doença conhecida como herpes.

Da mesma forma que o zika, o CMV pode provocar o nascimento de bebés com má-formação, perda auditiva, cegueira e convulsões. Em adultos, pode causar pneumonia e até mesmo levar à hepatite caso se espalhe para os órgãos.

Publicidade

O CMV é transmitido através de relações sexuais, saliva, leite materno ou em um transplante de órgão infectado. Raramente causa sintomas e a maioria da população não percebe a sua presença no organismo.

Zika vírus se propaga 5 vezes mais rápido que a dengue

Publicidade

A publicação trouxe um alerta da organização beneficente CMV Action, no qual a entidade afirma que "o CMV congênito causa mais defeitos de nascença e mortes do que casos de síndrome de Down, toxoplasmose, espinha bífida (má-formação congênita) e rubéola.

A infecção pelo CMV se dá por meio dos fluidos corporais e, desta maneira, a chance de haver contaminação é pequena. E para diminuir a chance de contágio, a organização aconselha a lavagem das mãos, evitar partilha de talheres ou bebidas com crianças e que sejam evitados beijos entre os pequenos, menores de seis anos, na boca ou mesmo no rosto.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.