Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ainda dá tempo! Prepare sua casa para aproveitar o sinal de TV digital

Sinal analógico vai ser desligado nesta quarta-feira (29); aprenda a configurar o novo sinal

Tecnologia e Ciência|Do R7

Não fique sem TV na sua casa; saiba como preparar seu aparelho para o sinal digital
Não fique sem TV na sua casa; saiba como preparar seu aparelho para o sinal digital Não fique sem TV na sua casa; saiba como preparar seu aparelho para o sinal digital

Na próxima quarta-feira (29), o sinal analógico de televisão será desligado na região metropolitana de São Paulo. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Com apenas dois equipamentos é possível transformar as antigas TVs de tubo em televisores aptos a receber o sinal digital, continuando a funcionar normalmente após o desligamento do sinal analógico.

FOTOS: Apple lança iPhone vermelho e atualiza iPhone SE e iPad

Para não ficar sem o acesso ao sinal digital gratuito é necessário contar com um conversor e uma antena. As informações são da Seja Digital, entidade responsável pela gestão do processo de migração do sinal. Seguindo algumas recomendações simples, o sinal digital será recebido em sua casa com o máximo de qualidade.

Saiba se sua residência já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:

Publicidade

Conversor

Os aparelhos de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de um conversor para receberem o sinal digital. Caso seu aparelho se enquadre nesse caso, você precisará de uma acessório a parte para captar o sinal digital. No primeiro momento, o conversor pode ser uma ótima ideia para quem não deseja perder a chegada do sinal digital em São Paulo. No Shopping Record você encontra o conversor da Record TV por R$ 129. Assim, você não perde nada da programação da emissora. Saiba mais sobre o aparelho aqui.

Publicidade

Antena

Após a instalação do conversor na sua TV ou, caso você já tenha um televisor com o recurso embutido, é necessário conectar uma antena ao conversor. Existem três tipos de antena, que também mudam as instalações: externa, interna e coletiva.

Publicidade

A antena externa é usada fora da casa e é a mais indicada para captar os sinais dos seus canais favoritos de TV. A antena interna é mais prática, mas pode sofrer influência do ambiente, como as paredes e ter seu sinal prejudicado. Já uma antena coletiva é utilizada para captar sinal em edifícios. É preciso verificar no seu condomínio se há uma antena no seu prédio.

Como fazer a busca de canais

Após instalar sua antena, basta utilizar a opção de busca de canais no seu conversor digital ou diretamente no menu da sua TV para que o aparelho capture os sinal digital dos seus canais favoritos. Um ponto importante é apontar a antena para a direção correta para receber o sinal com qualidade e não perder nenhum dos seus programas favoritos.

Para mais instruções, acesse Seja Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.