Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ao menos 20 empresas eram alvo do malware da CCleaner

Samsung, Google e Cisco são alguma delas; Avast nega

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Avast compra a Piriform, criadora do CCleaner
Avast compra a Piriform, criadora do CCleaner Avast compra a Piriform, criadora do CCleaner

Após conseguir barrar o malware que infectou uma versão oficial do software CCleaner, utilizado para melhorar a performance de computadores, começaram as investigações para encontrar os responsáveis por algo tão sério e os motivos que o levaram a isso.

O blog de segurança Talos Intelligence, de propriedade da Cisco Systems, divulgou um estudo preliminar que aponta que ao menos 20 empresas eram alvos da invasão. Ao analisar o backdoor fornecido pelo malware, os investigadores encontraram uma lista de domínios que os criadores do malware inseriram no código para "segmentar o ataque".

LEIA TAMBÉM: Alerta: hackers modificaram versão do CCleaner e infectaram pelo menos 2 milhões de computadores

Aparentemente, empresas como Samsung, HTC, Intel, Google e a própria Cisco eram os alvos especificados pelo backdoor. O programa recolhia dados sigilosos desses computadores e enviava para servidores controlados pelos hackers. Assim como podiam recolher, eles também poderiam fazer tais computadores baixarem conteúdo malicioso a qualquer momento.

Publicidade

A versão infectada foi identificada como a 5.33.6162 (32 bits), lançada em 15 de agosto, e foi baixada pelo menos em 2,27 milhões de computadores. Uma versão do CCleaner Cloud também foi infectada (a 1.07.3191), mas baixada apenas cinco mil vezes.

Lista de domínios revela alvos do ataque
Lista de domínios revela alvos do ataque Lista de domínios revela alvos do ataque

Em nota oficial, a Avasta, dona da empresa que desenvolve o CCleaner, rebate as conclusões do estudo e afirma que atualmente apenas 730 mil computadores rodam a versão infectada. A nota afirma que "a nossa investigação indica que conseguimos desarmar a ameaça antes que ela pudesse causar qualquer dano", e a Avasta desligou o servidor utilizado por hackers.

Publicidade

Enquanto a Cisco recomenda restaurar o Windows para uma versão anterior, a Avast aconselha apenas atualizar o software. As duas empresas parecem estar em pé de guerra: uma desmente as informações da outra, e a Avast afirmou que ela própria já conhecia detalhes do malware dois dias antes da divulgação do estudo.

Mas o caso ainda não terminou. Nenhuma das duas empresas parecem capazes de responder o principal: como hackers conseguiram injetar código malicioso em uma versão oficial do CCleaner e por que isso foi descoberto apenas um mês depois? Até funcionários internos da Piriform são suspeitos, mas a Avast afirma que o caso ainda está em investigação.

É possível ler o estudo da Talos, com todos os detalhes técnicos, no blog oficial da empresa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.