Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após ficar famoso, fotógrafo admite que pessoas das imagens foram geradas por inteligência artificial

As fotos eram formadas pela IA e retocadas por Jos Avery, com o uso de aplicativos de edição

Tecnologia e Ciência|Do R7

As pessoas falsas tinham uma história comovente para cada uma delas
As pessoas falsas tinham uma história comovente para cada uma delas As pessoas falsas tinham uma história comovente para cada uma delas

Um fotógrafo admitiu que as fotos compartilhadas por ele eram, na verdade, geradas por inteligência artificial. A confissão foi feita após um momento de sucesso e crescimento de seguidores no perfil do Instagram.

Jos Avery é o americano dono da conta @averyseasonart do Instagram e ganhou cerca de 29 mil seguidores desde o primeiro post, feito em outubro do último ano. O fotógrafo faz publicações de retratos de diversas pessoas.

Cada imagem divulgada por ele traz informações de localização, o nome da pessoa retratada e a comovente história de vida dela. As imagens belíssimas em preto e branco chamaram a atenção de usuários da rede social, que curtiam as postagens.

O trabalho meticuloso das imagens pareceu extremamente realista, mas todas as fotos haviam sido geradas por inteligência artificial (IA). Avery usou o Midjourney, um software que utiliza inteligência artificial para gerar imagens, além de alguns retoques no Photoshop.

Publicidade

"É preciso um esforço enorme para pegar elementos gerados por IA e criar algo que pareça ter sido feito por um fotógrafo humano. O processo criativo ainda está muito nas mãos do artista ou fotógrafo, não do computador", afirmou ele, em defesa própria, em entrevista ao site Ars Technica.

Apesar disso, os seguidores não gostaram da enganação. Muitos criticaram a atitude de Avery de não deixar claro como as imagens eram realmente produzidas. Isso porque ele chegou a citar o tipo de câmera e lente usada para captar as fotos.

Publicidade

"Meu objetivo original era enganar as pessoas para exibir a IA e depois escrever um artigo sobre isso, mas agora se tornou uma saída artística. Minhas opiniões mudaram", explicou Avery.

O fotógrafo também refletiu sobre a honestidade da indústria fotográfica: "As pessoas que usam maquiagem em fotos revelam isso? E a cirurgia estética? Toda fotografia de moda comercial tem uma forte dose de Photoshop, incluindo a substituição do corpo de celebridades nas capas de revistas".

CONFIRA TAMBÉM: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.