Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

App ajuda a achar pets perdidos a partir de reconhecimento facial

Ferramenta disponível para os sistemas Android e iOS é capaz de localizar cães e gatos com 94% de precisão

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo*, do R7

Usuário deve posicionar a câmera do celular na face do animal para que reconhecimento seja feito
Usuário deve posicionar a câmera do celular na face do animal para que reconhecimento seja feito Usuário deve posicionar a câmera do celular na face do animal para que reconhecimento seja feito

O Brasil tem hoje cerca de 30 milhões de animais vivendo nas ruas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) — uma parte que foi abandonada e a outra formada por aqueles perdidos de seus donos. Em muitos desses casos, a tecnologia pode ser de grande ajuda.

Um exemplo é uma nova funcionalidade de reconhecimento facial do aplicativo da plataforma pet PUPZ, que auxilia na busca por cães e gatos perdidos e funciona com 94% de precisão.

"Esse é o único sistema do mundo com esse grau de precisão, e nosso objetivo é atingir uma assertividade de 98% até o fim deste ano", afirma o especialista em tecnologia Carlos Fabbro. 

Fabbro é dono de uma cadela da raça golden retriever chamada Chanel. Durante um período em que ele estava muito envolvido com o trabalho e focado em projetos de TI, a cachorrinha ficou em segundo plano. Daí surgiu a ideia de criar o aplicativo.

Publicidade

Entre os recursos está a busca por pet shops e diversos profissionais, como passeadores, adestradores e veterinários.

Segundo o especialista, o projeto levou dois anos para ficar pronto e passou por quatro fases até chegar à versão atual, disponível para os sistemas Android e iOS.

Publicidade

Leia também: Cães sabem quando estão sendo enganados, revela estudo

Para utilizar a funcionalidade, o usuário deve se cadastrar, preencher o prontuário do animal, acessar o ícone roxo em formato de focinho localizado no centro da parte inferior do app, escolher a opção "Cadastrar Focinho" e, por fim, posicionar a câmera do celular na face do bichinho para que o reconhecimento seja feito.

Publicidade

Se por algum motivo o animal fugir ou ficar perdido pela rua, o aplicativo poderá ser usado por quem achou o animal para identificar o dono e marcar um encontro pela própria plataforma para devolver o bichinho à família. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.