Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apple completa 45 anos nesta quinta-feira (1º)

Gigante da tecnologia que começou em uma garagem é hoje avaliada em mais de U$ 2 trilhões, valor que supera o PIB do Brasil

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, em evento de lançamento de um dos modelos do iPhone
Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, em evento de lançamento de um dos modelos do iPhone Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, em evento de lançamento de um dos modelos do iPhone

A Apple, gigante da tecnologia norte-americana, completa 45 anos nesta quinta-feira (1). A empresa foi fundada pelo empresário Steve Jobs com a participação de seus colgas Steve Wozniack e Ronald Wayne, que vendeu sua participação de 10% apenas 12 dias depois.

A história da Apple teve início em 1975, na garagem da casa de infância de Jobs, em Los Altos, na Califórnia. Lá, ele trabalhou com Wozniack para testar o primeiro sistema de computadores criado por eles, o Apple I — que acabou por se tornar o "pai" de todos os computadores modernos.

Mais de um ano depois, Jobs então chegou a um acordo de vendas com uma pequena loja de informática chamada Byte Shop, nas proximidades de Mountain View, também na Califórnia. As primeiras vendas do eletrônico, comercializado inicialmente a U$ 666,66, se deram em julho de 1976, três meses após a fundação da empresa. Wozniack disse mais tarde que escolheu este preço porque gostava de dígitos repetidos.

Desde a quase falência no final da década de 1990 até se tornar a empresa pública mais valiosa do mundo na década de 2010, a Apple passou por uma série de altos e baixos nas últimas quatro décadas e meia.

Publicidade

Atualmente, no entanto, a gigante de tecnologia está avaliada em nada mais, nada menos do que U$ 2 trilhões, valor que supera o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A empresa recentemente encerrou seu ano de maior sucesso financeiro com uma receita recorde de U$ 111 bilhões no quarto trimestre de 2020.

À medida que a tecnologia continua a evoluir além das telas, a expectativa agora é de que o futuro da Apple inclua maiores investidas em áreas de inteligência artificial, como RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual).

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.