Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aquecimento global faz camada de gelo do Ártico ser a menor registrada na história

Redução do gelo pode influenciar na formação de furacões, segundo cientistas

Tecnologia e Ciência|

Camada de gelo no Ártico é a menor registrada na história
Camada de gelo no Ártico é a menor registrada na história Camada de gelo no Ártico é a menor registrada na história

A extensão de camada de gelo no Ártico agora é a menor desde o final da década de 1970, quando começaram os registros com satélite, devido à mudança climática e ao aquecimento global, e cada vez é mais fina, informou nesta terça-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. (NOAA).

Este não é o primeiro alerta feito por autoridades sobre o tema, no último ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um estudo que aponta os impactos do aquecimento global como graves e irreversíveis. Em uma conferência no Clube de Imprensa de Washington, o chefe do Centro de Pesquisas e Aplicações de Satélite da NOAA, Jeff Key confirma a preocupação com o clima global.

— Temos agora menos gelo no Ártico em março, a temporada pico, do que em nenhum outro momento, desde o início dos registros com satélite, e além disso ela cada vez fica mais fina.

A taxa de declínio para o mês de março é de 2,6% por década, desde o final dos anos 70, de acordo com os dados coletados pela agência federal. Esta tendência traz grandes implicações para as rotas marítimas, a pesca, a fauna local (como os ursos polares), a exploração de recursos naturais e as comunidades nativas do Alasca.

Publicidade

— Estamos avançando rumo ao que potencialmente poderá ser um Ártico sem gelo no verão perto do ano de 2040.

Impactos

Publicidade

Por sua vez, Ed Farley, diretor do Programa de Monitoramento e Avaliação do Ecossistema Pesqueiro do Alasca, em Juneau, citou os crescentes problemas que as comunidades nativas enfrentam no norte do Alasca para realizar sua pesca de subsistência de baleias devido à menor grossura da camada de gelo no Mar de Chukchi.

Os ursos polares, acrescentou ele, também sofreram as consequências, já que se veem obrigados a se retirar em direção ao continente diante da incapacidade de sobreviver em icebergs cada vez mais frágeis, onde a comida lhes fornece menos gordura do que o necessário para sobreviver nos rígidos invernos.

Os dois cientistas advertiram que os efeitos da redução da camada gelo não se concentram só no Ártico e zonas próximas, mas têm influências notáveis no clima do resto do planeta como na formação de furacões ou no conhecido como "terceiro polo", a cordilheira do Himalaia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.