Áudio de pato xingando é revelado na Holanda: ‘Seu idiota’

Após 34 anos, o registro da habilidade da ave em reproduzir a voz humana foi revelado por cientista

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

O pato almiscarado é um espécie nativa da região da Austrália
O pato almiscarado é um espécie nativa da região da Austrália O pato almiscarado é um espécie nativa da região da Austrália

Cientistas holandeses da Universidade de Leiden revelaram, na última segunda-feira (6), a existência de um áudio de um pato australiano que sabe xingar: “Your bloody fool” (“seu idiota, em tradução livre). Segundo os pesquisadores, a gravação foi feita há mais de 34 anos, na Reserva Natural Tidbinbilla, em Camberra, capital da Austrália.

Ripper, como foi batizado o pato com a boca suja, é da espécie almiscarado ou pato-de-papada, que é pouco conhecido pela comunidade ciêntifica, mas já foi alvo de estudos do australiano Dr. Peter Fullagar, o primeiro a escrever sobre o animal no final do século passado.

Nos dias de hoje, Ripper intrigou o professor Carel ten Cate, da Universidade de Leiden, em uma referência dentro de um artigo. O acadêmico foi atrás do áudio e se espantou como uma gravação tão importante não tenha sido amplamente divulgada antes.

“Isto veio como uma grande surpresa. Porque ainda que a ave tenha sido gravada 35 anos atrás, isso continuou não-noticiado por pesquisadores na área de estudos vocais até agora. Isso faz com que seja uma redescoberta muito especial.”

Segundo ten Cate, o estudo realizado na Austrália explicou que o pato foi criado em cativeiro e teria aprendido o palavrão com um de seus criadores. Entretanto, Ripper teria entendido “fool” (idiota) quando seu cuidador dizia “food” (comida). Além disso, Ripper também saberia imitar o som de uma porta batendo

Durante a pesquisa, ten Cate também encontrou outros casos curiosos de aves falastronas. O artigo traz exemplos de patos almiscarados imitando pôneis bufando e até tosses parecidas com a de um ser humano.

O pesquisador afirma que a qualidade das imitações dos patos almiscarados pode ser comparada com a de aves já conhecidas por vocalizar sons do cotidiano dos seres humanos, como os papagaios.