Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientista brasileira mostra nova e melhorada foto de buraco negro massivo

Imagem inédita é um importante avanço que permite estudar de maneira mais aprofundada o fenômeno espacial

Tecnologia e Ciência|Do R7

A nova e melhorada foto do buraco negro que está a 55 milhões de anos-luz da Terra
A nova e melhorada foto do buraco negro que está a 55 milhões de anos-luz da Terra A nova e melhorada foto do buraco negro que está a 55 milhões de anos-luz da Terra

Em 2019, cientistas revelaram a primeira foto de um buraco negro massivo, o que foi uma revolução, mas era um tanto quanto borrada, o que decepcionou muita gente. E, nesta quinta (13), acaba de ser divulgada pela brasileira Lia Medeiros uma nova foto do fenômeno, só que com resolução muito maior, o que permite notar mais detalhes.

O buraco negro — dificílimo de ser observado — visto nesta foto é o mesmo que foi encontrado na galáxia M87 quatro anos atrás. A diferença agora é que Medeiros usou uma nova máquina de aprendizado desenvolvida por ela e seus colegas, chamada de Primo (principal-component interferometric modeling), que, por meio de algoritmos de reconstrução, fez o preenchimento das lacunas da imagem anterior. É verdade que continua meio fora de foco e até um pouco borrada ainda, mas é sem dúvida bem mais nítida do que a que foi levada a público no passado.

A brasileira faz parte do EHT (Event Horizon Telescope), que é uma rede de sete telescópios ao redor do mundo que faz observações espaciais. 

A foto melhorada é muito importante para os cientistas que estudam esse fenômeno. A partir da imagem é possível chegar a conclusões mais precisas do que acontece num buraco negro. Lia Medeiros deu uma declaração sobre a foto inédita: "Como não podemos estudar um buraco negro de perto, o detalhe de uma imagem tem papel crítico na nossa habilidade de entender seu comportamento".

Publicidade
À esquerda você pode ver a foto de 2019 do buraco negro e, à direita, a versão melhorada
À esquerda você pode ver a foto de 2019 do buraco negro e, à direita, a versão melhorada À esquerda você pode ver a foto de 2019 do buraco negro e, à direita, a versão melhorada

O buraco negro desta foto fica a 55 milhões de anos-luz da Terra. Sua massa estimada é de cerca de 6 bilhões de vezes a do Sol.

Nasa vê pela primeira vez buraco negro com rastro de estrelas cruzando o espaço

Um buraco negro é uma região no espaço onde a força de atração da gravidade é tão forte que suga tudo a sua volta; nem a luz é capaz de escapar, segundo a Nasa. A forte gravidade seria resultado da compressão de matéria em um espaço minúsculo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.