Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas desenvolvem embrião de rato em útero artificial

Pesquisa manteve o filhote em fase embrionária vivo e se desenvolvendo por 12 dias, metade da gestação de ratos

Tecnologia e Ciência|Do R7

Cientistas conseguiram fazer embrião se desenvolver em útero artificial
Cientistas conseguiram fazer embrião se desenvolver em útero artificial Cientistas conseguiram fazer embrião se desenvolver em útero artificial

Um grupo de cientistas do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, conseguiram desenvolver o embrião de um rato completo, com cabeça, coração e membros crescesse por uma semana em um útero artificial. O resultado do estudo foi publicado na revista científica Naturena última quarta-feira (17).

Os especialistas mantiveram o embrião vivo e crescendo por um período de 11 a 12 dias durante os estudos em laboratório, o que corresponde à metade do período gestacional de ratos. O experimento é um recorde no desenvolvimento de mamíferos fora de um útero.

Apesar dos debates éticos que cercam desse tipo de experimento, acredita-se que o sucesso do estudo com ratos poderá contribuir para pesquisas com fetos humanos.

“Eu espero que isso permita que cientistas desenvolvam embriões humanos até cinco semanas [fora do útero da mãe]”, disse o cientista Jacob Hanna, que conduziu a equipe no Instituto de Ciência Weizmann.

Publicidade

Hanna explica que a tecnologia usada precisa de melhoras, já que não é possível fazer com que o embrião se desenvolva sem passar um tempo antes em um útero de verdade. Para o experimento, ele usou embriões de 5 dias colhidos de uma fêmea grávida e os passou para o útero artificial, onde eles sobreviveram por mais uma semana.

Apesar do sucesso do primeiro experimento, a tecnologia usada é “complexa e cara”, o que limitaria seu uso e o acesso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.