Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas russos anunciam que "estão perto" de finalizar computador com estrutura cerebral

Hardware com estrutura neuronal podem aprender e ajustar a própria linguagem sozinho

Tecnologia e Ciência|Do R7

Laptop, computador - 750
Laptop, computador - 750 Laptop, computador - 750

Os cientistas que temem os avanços da inteligência artificial — inclusive o físico Stephen Hawking, que afirmou que a IA pode destruir a humanidade — podem ficar um pouco mais tensos. Cientistas russos do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT) desenvolveram um protótipo de hardware de computador que utiliza um sistema de "sinapses eletrônicas".

Segundo o jornal inglês Observer, a ideia é reproduzir a forma como nosso cérebro efetivamente pensa. O estudo com as conclusões iniciais dos pesquisadores foi publicado na revista Nanoscale Research Letters, afirma que o protótipo tem as propriedades cerebrais humanas.

Segundo eles, o Instituto está "a um passo" de criar uma rede neural artificial inteira.

"No futuro, esta tecnologia pode ser usada para projetar computadores que funcionam de modo similar às redes neurais biológicas", afirmou Matvey Kireyev, um porta-voz de pesquisas do MIPT, em entrevista ao Observer, por email.

Publicidade

Além dos russos, os melhores laboratórios de pesquisa do mundo também buscam resultados similares. Um deles é o DeepMind, empresa adquirida pelo Google e especialista em inteligência artificial.

Como vantagem para as redes de bits comuns, as redes neurais artificiais possuem, em teoria, capacidade de aprender e a se desenvolver linguisticamente, além de se auto-organizarem e serem mais flexíveis. Algoritmos tornam possíveis essas formas de aprendizado dinâmico, o que muda completamente a forma de se construir computadores.

Leia abaixo: Stephen Hawking afirma que inteligência artificial pode acabar com a humanidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.