Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça a Lua Azul, fenômeno que acontece nessa sexta-feira

A Lua Azul não é azul; entenda o motivo dela ser chamada assim

Tecnologia e Ciência|Do R7

A Lua Azul já foi fotografada em Melbourne, na Austrália, na madrugada dessa sexta-feira (31)
A Lua Azul já foi fotografada em Melbourne, na Austrália, na madrugada dessa sexta-feira (31) A Lua Azul já foi fotografada em Melbourne, na Austrália, na madrugada dessa sexta-feira (31)

Na língua inglesa há uma expressão usada para falar sobre algo que acontece poucas vezes, coisas raras de se ver. Ao se dizer "once in a blue moon" (algo como "uma vez a cada Lua Azul"), automaticamente se remete a algo muito difícil de acontecer, equivalente à nossa expressão "uma vez na vida, outra na morte".

Nessa sexta-feira (31) acontece um fenômeno chamado de Lua Azul, em referência à expressão utilizada no inglês. O que acontece é que o mês possui duas Luas cheias, algo relativamente raro. Normalmente o ano possui 12 Luas cheias - uma por mês - mas a cada dois ou três anos ela se repete, somando 13 no ano. Como já aconteceu uma vez em julho (no dia 2), a Lua dessa sexta-feira é considerada um acontecimento especial. A última vez que isso aconteceu foi em 2012.

Empresa japonesa quer ser pioneira na exploração de minérios na Lua

Saiba como vai funcionar a primeira colônia de humanos em Marte

Publicidade

Conheça as melhores naves espaciais da ficção

A Lua Azul também foi vista em Denver, nos EUA
A Lua Azul também foi vista em Denver, nos EUA A Lua Azul também foi vista em Denver, nos EUA

O evento pode ser explicado com matemática. O ciclo lunar dura 29.53 dias, e o ano tem 365.24 dias. Isso significa que a Lua Cheia acontece 12.37 vezes por ano. Como o ano tem apenas 12 meses, essa fração de 0.37 se acumula, resultando em uma Lua cheia extra a cada dois ou três anos.

Publicidade

Apesar do nome, a Lua Azul não fica com coloração azul durante o fenômeno. A segunda lua cheia de julho vai aparecer no céu nessa sexta-feira e terá coloração levemente avermelhada. Isso acontecerá por causa de gases atmosféricos, de acordo com a Nasa.

— Geralmente quando a Lua está baixa, ela fica avermelhada pelo mesmo motivo que o pôr-do-sol. A atmosfera está cheia de gases liberados por vulcões, que desviam a cor azul - deixando o vermelho para trás.

Publicidade

A Lua Azul poderá ser vista de todo o Brasil a partir do pôr-do-Sol dessa sexta-feira.

Leia tudo sobre Tecnologia e Ciência

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.