Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

David Julius e Ardem Patapoutian conquistam Nobel de Medicina

Cientistas recebem prêmio estimado em quase R$ 4 milhões por suas descobertas de receptores para temperatura e tato

Tecnologia e Ciência|

David Julius foi um dos cientistas premiados
David Julius foi um dos cientistas premiados David Julius foi um dos cientistas premiados

Os cientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian ganharam, nesta segunda-feira (4), o Prêmio Nobel de Medicina de 2021 por suas descobertas de receptores para temperatura e tato nesta.

O prêmio, concedido pela Real Academia de Ciências da Suécia há mais de um século, tem valor equivalente a R$ 3,9 milhões (10 milhões de coroas suecas).

As descobertas inovadoras dos cientistas "permitiram entender como o calor, o frio e a força mecânica podem iniciar os impulsos nervosos que nos permitem perceber e nos adaptar ao mundo ao nosso redor", aponta o documento da premiação ao citar que o conhecimento passou a ser usado para desenvolver tratamentos para inúmeras doenças, incluindo a dor crônica.

Os prêmios, por conquistas na ciência, literatura e paz, foram criados e financiados pela vontade do inventor da dinamite, o empresário sueco Alfred Nobel. As entregas ocorrem desde 1901, com o prêmio de economia entregue pela primeira vez em 1969.

O Prêmio Nobel de Medicina muitas vezes vive na sombra do Nobel de literatura e paz, que têm seus laureados amplamente mais conhecidos. No entanto, a medicina foi lançada no centro das atenções pela pandemia da Covid-19, e alguns cientistas sugeriram que aqueles que desenvolveram vacinas contra o coronavírus poderiam ser recompensados com o prêmio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.