Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dicas para uma compra segura na Black Friday

Separamos para você os principais golpes aplicados no ambiente virtual. Fique atento durante a Black Friday e previna-se

Tecnologia e Ciência|Conteúdo Patrocionado

Com as festas de fim ano, as transações pela internet aumentam
Com as festas de fim ano, as transações pela internet aumentam Com as festas de fim ano, as transações pela internet aumentam

As festas de fim de ano estão chegando e com elas um considerável aumento em transações pela internet. Estimativas do mercado projetam um aumento de 7% nas vendas para a Black Friday e de até 10% para o Natal. É mais dinheiro circulando e, com isso, mais chances de ser pego de surpresa em um cibergolpe. 

Isso porque, nesta época do ano, criminosos ficam de olho aberto esperando apenas um deslize para capturar dados dos consumidores e utilizá-los em benefício próprio. Para você se prevenir e evitar surpresas desagradáveis na época mais festiva do ano, separamos um código promocional Kaspersky para garantir sua segurança para fazer compras online com um bom antivírus.

Conheça as principais estratégias utilizadas pelos cibercriminosos e previna-se

Phishing, o pescador de dados

Publicidade

Phishing é o nome dado a um tipo de golpe em que os criminosos capturam os seus dados a partir de uma ação que você tenha realizado. E como isso pode acontecer?

● Clicando em links plantados em uma página, especificamente para capturar seus dados de seu computador;

Publicidade

● Acessando a internet de locais públicos e disponibilizando alguns de seus dados;

● Fazendo o login em sites que não são confiáveis;

Publicidade

● Clicando em cupons de desconto com valores muito atrativos.

Já deu para perceber que o phishing pode estar onde menos se espera, mas você pode se prevenir com algumas dicas básicas de segurança.

● Só forneça seus dados a sites de total confiança, como lojas de renome ou que você já seja consumidor na loja física;

● Evite abrir links que você não conhece. Essa é uma forma muito fácil de você fornecer dados sem ao menos saber. Uma dica prática é verificar se há erros ortográficos. Se sim, fuja;

● Confira o endereço do site, inclusive os "www" e o final. Alguns criminosos criam páginas muito semelhantes para confundir o consumidor;

● Utilize cupons de desconto somente de lojas já conhecidas e de renome. Evite clicar em cupons de sites que você não conhece.

● Previna-se com um bom antivírus, como o antivírus Kaspersky.

Comprou e não chegou

Outra estratégia de golpe muito comum cometida por cibercriminosos é oferecer os produtos como em um site verdadeiro, no qual você vai fornecer todos seus dados e ainda realizar o pagamento, mas nunca receberá a mercadoria. Nada pior do que comprar um produto e receber um tijolo.

Por isso, nossa segunda dica é que você só realize compras de sites conhecidos e seguros, para ter certeza de que o pagamento foi realizado e que o produto será entregue.

E como você pode se certificar a respeito da idoneidade dos sites? Muitos têm selos de segurança, que atestam sua confiabilidade e te dão a certeza de que é uma empresa honesta. Nestes, você pode confiar.

Desconfie de preços muito incríveis

A Black Friday está aí para oferecer descontos atrativos aos consumidores. Entretanto, você precisa reconhecer que a loja também tem interesse em vender um produto e ainda obter algum lucro por ele.

Assim, não caia na tentação de comprar um produto por um preço muito abaixo do que é praticado pelo mercado. Se você está em busca de um notebook cujo valor médio é de R$4000,00, desconfie se encontrá-lo por R$500 na oferta de Black Friday.

Preços muito abaixo do que são praticado no mercado são o grande chamariz para que criminosos consigam aplicar seus golpes com sucesso.

Uma dica é você acompanhar a variação de preços do produto que deseja comprar por um determinado período e, assim, se certificar se a oferta do site pode ser compatível com um bom desconto ou uma armadilha.

Não passe aperto, confira como comprar com segurança na Black Friday 2019

Equipamentos seguros são a melhor solução para compras on-line
Equipamentos seguros são a melhor solução para compras on-line Equipamentos seguros são a melhor solução para compras on-line

Equipamentos seguros são a melhor solução para compras on-line. E para garantir que tudo correrá como o previsto, que você receberá seu produto e que terá seus dados preservados em sua máquina, nada melhor que um antivírus que garanta que seu computador não será invadido.

Para isso, você pode contar com um pacote de segurança que assegura que nenhum malware será instalado em seu computador ou em dispositivos móveis.

E se você quiser, ainda, incrementar a proteção do seu computador, pode instalar um pacote completo de segurança, como o Kaspersky Total Security. A melhor parte é que é possível experimentar gratuitamente durante 30 dias, e, se você gostar, pode adquirí-lo com um cupom de desconto.

Entre no clima da Black Friday para deixar seu computador seguro e realizar todas as compras para as quais você se programou. Aproveite sem medo todas as ofertas!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.