Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa revela truque hacker simples que pode ter sido o responsável pelo vazamento dos Panama Papers

Especialistas apontam diversas falhas de segurança de bancos de dados da Mossack Fonseca

Tecnologia e Ciência|Do R7

Site da Mossack Fonseca rodava diversos programas sem atualização e com brechas de segurança
Site da Mossack Fonseca rodava diversos programas sem atualização e com brechas de segurança Site da Mossack Fonseca rodava diversos programas sem atualização e com brechas de segurança

Como foi possível vazar 2,6 TB de dados dos Panama Papers ainda é um mistério. Mas os primeiros indícios da mega operação começam a aparecer. Em primeiro lugar, o portal da Mossack Fonseca, empresa responsável por abrir contas no exterior para diversos figurões, era cheio de buracos.

O site utilizava uma versão de 2009 e sem atualizações do Drupal, um gerenciador de conteúdo com código aberto, que continha diversões vulnerabilidades documentadas.

Para piorar, o portal rodava o plugin Revolution Slider, com uma falha de segurança que permitia a instalação de scripts maliciosos por terceiros não identificados diretamente no código do site. Segundo a empresa de segurança Wordfence, em seu blog, o código do aplicativo utilizado pela Mossack Fonseca estava desatualizado, mesmo com todas as brechas documentadas.

Panamá Papers: 6 conceitos-chave para entender como ricos e poderosos escondem riquezas

Publicidade

Por que há tão poucos americanos nos Panama Papers?

Panama Papers: vazamento de milhões de documentos revela paraísos fiscais de ricos e poderosos

Publicidade

ENTENDA as revelações do Panama Papers no infográfico no fim da matéria

O quadro se completa com o fato de todos emails entre a empresa e clientes estavam no mesmo servidor do site, e eram enviados sem o protocolo de criptografia TLS, padrão nos principais serviços de email do mundo.

Publicidade

Segundo a Wordfencer, bastava instalar um script através da falha do plugin para os emails serem baixados sem grandes problemas. Como relatou o Gizmodo, até pouco tempo, o site sequer possuía um firewall, que detectaria volumes de dados muito grandes sendo transferidos.

Assim como o método utilizado pelo FBI para desbloquear o iPhone dos terroristas envolvidos no tiroteio de San Bernardino, provavelmente nunca saberemos os detalhes técnicos da invasão, mas especialistas internacionais apontam que esse método seria "muitíssimo simples" de ser feito e ainda permitiria que essa montanha de vazamentos acontecesse.

Evasão fiscal e corrupção: conheça os líderes mundiais envolvidos na lista-bomba dos Panamá Papers

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.