Este é o primeiro e único panda-gigante albino registrado na natureza

Animal raríssimo vive em área florestal da província de Sichuan, na China. Imagens foram captadas por câmera de vigilância

Tecnologia e Ciência|Do R7

Panda-gigante albino, em reserva natural chinesa
Panda-gigante albino, em reserva natural chinesa Panda-gigante albino, em reserva natural chinesa

Em abril de 2019, um panda-gigante albino foi avistado na Reserva Natural Nacional de Wolong, na província chinesa de Sichuan. De lá para cá, uma equipe monitora o animal, considerado por pesquisadores o primeiro e único da espécie portador da condição.

Coberto da cabeça aos pés com pelugem branca, o urso raríssimo tem entre 5 e 6 anos de idade e vive com outros 150 pandas no local — todos no padrão preto e branco.

Apesar da atenção que recebe, os pais do animal são desconhecidos pelos pesquisadores.

"Ainda não está claro se o gene dele será herdado e transmitido de forma constante na pequena população de pandas, e mais pesquisas de acompanhamento são necessárias", explicou o professor Li Sheng, da Escola de Ciências da Vida, da Universidade de Pequim.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O panda-gigante é endêmico da China e considerado um tesouro nacional. No entanto, é classicado como espécie vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Peritos 'matam' rinocerontes, leões e girafas para identificar e prender caçadores de animais selvagens: