Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA registram 273 acidentes de carros da Tesla com direção autônoma

Casos aconteceram entre julho de 2021 e maio de 2022; a segunda empresa com maior número de incidentes foi a Honda, com 90

Tecnologia e Ciência|

Carros da Tesla ganharam fama por trazer grande tecnologia embutida nos automóveis
Carros da Tesla ganharam fama por trazer grande tecnologia embutida nos automóveis Carros da Tesla ganharam fama por trazer grande tecnologia embutida nos automóveis

Veículos da marca Tesla equipados com software de direção autônoma se envolveram em 273 acidentes nos Estados Unidos, de acordo com um relatório publicado nesta quarta-feira (15) pela Agência de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês), que investiga o sistema de assistência ao motorista da fabricante americana.

O relatório se concentra em veículos com o chamado software Level 2, um programa que pode acelerar ou desacelerar o carro e girar o volante, se necessário, mas requer um motorista atento e pronto para retomar o controle se houver necessidade a qualquer momento.

No total, os modelos Tesla foram alvo de quase 70% dos relatórios dos 392 acidentes registrados, quase todos entre julho de 2021 e meados de maio de 2022, segundo a NHTSA.

A agência destacou, porém, que o mesmo acidente pode ter sido contabilizado em vários relatórios e que os números publicados nesta quarta "não são dados significativos em termos de segurança".

Publicidade

Entram no relatório os casos em que a direção foi acionada momentos antes do acidente. Outros critérios são: que o incidente tenha a ver com um pedestre ou com um veículo de duas rodas (bicicleta ou motocicleta); quando uma pessoa for levada ao hospital; em situações que envolvam a ativação do sistema de airbag ou exijam a remoção do veículo.

Entre os outros 11 fabricantes listados, apenas a Honda foi alvo de um número significativo de relatórios (90).

Procurada pela AFP, a Tesla não se pronunciou até o momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.