Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Facebook Papers: rede social deve enfrentar a Justiça americana

Ao menos nove denúncias contra a rede social foram apresentadas à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos 

Tecnologia e Ciência|Do R7

Possível ação judicial pode condenar executivos do alto escalão da empresa, como Zuckerberg
Possível ação judicial pode condenar executivos do alto escalão da empresa, como Zuckerberg Possível ação judicial pode condenar executivos do alto escalão da empresa, como Zuckerberg

Os depoimentos de dois ex-funcionários do Facebook e o vazamento de relatórios internos da rede social neste mês, que mostram que a empresa pôs o lucro acima da saúde dos usuários da rede social, podem levar Mark Zuckerberg e outros executivos do gigante da tecnologia aos tribunais dos Estados Unidos.

A ex-gerente de produto do Facebok Frances Haugen enviou um dossiê à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) com documentos que mostram que a empresa tinha consciência dos malefícios que pode causar aos internautas. Um consórcio de veículos de imprensa também teve acesso aos papéis, batizados de Facebook Papers.

Ao menos nove denúncias contra a rede social foram apresentadas à SEC, que podem revelar que a empresa de Zuckerberg enganou os acionistas vendendo a imagem de que o Facebook apresentava uma ideia positiva ao mundo que era ilusória.

Caso a empresa seja condenada, seus líderes podem sofrer sanções, além de serem obrigados ao pagamento de multas elevadas. Segundo o The New York Times, a SEC se recusou a dizer se um processo já está em vigor contra a rede social.

Publicidade

Ainda de acordo com o veículo norte-americano, provar a culpa da empresa seria complicado, uma vez que a SEC teria que atestar de alguma forma que os executivos do Facebook, como Zuckerberg, esconderam de propósito dos acionistas os malefícios da rede social.

Em entrevista ao canal norte-americano CBS, Frances contou que a rede social está destruindo a sociedade e ajudando a disseminar o ódio.

Publicidade

Leia também

“A versão do Facebook que existe hoje está destruindo nossas sociedades e causando violência étnica em todo o mundo. [...] O Facebook demonstrou várias vezes que prefere os lucros acima da segurança. Está subsidiando, está pagando seus lucros com a nossa segurança.”

Desde que Frances fez as acusações, o Facebook tenta desacreditar a denunciante dizendo que ela não tinha conhecimento dos documentos que divulgou. A empresa ainda afirma que existem outros dossiês que podem desmentir o que a ex-funcionária contou à CBS e enviou à SEC.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.