Você tem medo do fim do mundo? Dá para imaginar um cenário de caos, confusão e correria, não é mesmo? Bom, segundo uma pesquisa sugere, os humanos não vão ficar tão desesperados assim com o final do planeta Terra. É provável, que as pessoas simplesmente sentem e esperem. Isso mesmo, cientistas sugerem que o fim do mundo será encarado de forma pacífica. Entenda!
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A reação das pessoas ao fim do mundo não é um fenômeno psicológico fácil de estudar. Por isso, cientistas usaram um jogo de MMORPG, aqueles joguinhos gratuitos com milhões de pessoas conectadas no mundo todo para simular uma situação parecida. As informações são do site IFL Science
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O game, no caso, se chama ArcheAge e é um game de RPG de mundo aberto online que não tem objetivos bem definidos, chamado de "caixa de areia". Nele você pode criar um império, devastar o mundo ou apenas criar sua casinha e ser feliz
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Toda essa liberdade, uma contagem para o fim do mundo poderia
influenciar seu egoísmo e fazer com que você detonasse tudo a seu redor,
não é mesmo?
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Na verdade, os jogadores ficaram mais pacíficos ao saber que "o mundo" estava prestes a acabar
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O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Buffalo, em Nova York (EUA). A equipe criou um server do game e permitiu que vários jogadores participassem. Eles foram monitorados por 11 semanas
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Havia apenas duas regras, permitir que seu comportamento fosse monitorado e que os jogadores soubessem que "perderiam tudo naquele mundo" após o período de 11 semanas
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Os pesquisadores monitoraram as ações dos jogadores e acreditam que a aproximação de um cenário de "fim dos tempos" pode ser usada para começar a avaliar o comportamento humano em geral sob tais condições
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Normalmente, há um alto grau de competição em jogos desse tipo e há sempre um foco em crescimento pessoal maior do que cooperação. Saber que o "mundo iria acabar" teve um efeito grande nos jogadores e mudou essa atitude
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De acordo com os pesquisadores, os jogadores deixaram tarefas incompletas e apesar de alguns buscarem subir de nível, isso aconteceu de forma pouco agressiva. Além disso, os jogadores compartilharam a "experiência do jogo" mais unidos. Vai entender, não é mesmo?