Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpistas digitais usam processos seletivos de grandes marcas para enganar vítimas

Falsas promessas já atingiram juntas mais de 690 mil brasileiros, segundo empresa de segurança

Tecnologia e Ciência|Do R7

Hackers usam processos seletivos para roubar dados de vítimas
Hackers usam processos seletivos para roubar dados de vítimas Hackers usam processos seletivos para roubar dados de vítimas

Com o cenário de desemprego no País, a busca por oportunidades de trabalho se intensifica no Brasil. De olho neste público, hackers estão se aproveitando para divulgar falsos processos seletivos de grandes marcas e enganar usuários de smartphones.

De acordo com a PSafe, empresa de segurança, cibercriminosos estão disseminando via WhatsApp mensagens falsas com links que supostamente possibilitariam ao usuário se candidatar em falsas ofertas de emprego da Nestlé e da C&A, com salários que podem chegar a até R$ 1.922.

VEJA TAMBÉM: Evento reúne empreendedores digitais na Serra Gaúcha

Até o momento, mais de 693 mil pessoas já foram afetadas pelos ataques, em especial, proprietários de smartphones dos estados de São Paulo, que somaram 112 mil tentativas de ataques, Rio de Janeiro (76 mil) e Bahia (36 mil).

Publicidade
Golpistas usam vagas falsas em empresas famosas para atrair vítimas
Golpistas usam vagas falsas em empresas famosas para atrair vítimas Golpistas usam vagas falsas em empresas famosas para atrair vítimas

A armadilha diz ao usuário que ambas as marcas estão contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato. Para se candidatar, ele deve preencher seus dados pessoais (nome/telefone) e responder perguntas básicas como, se é maior de 18 anos e já trabalhou com carteira assinada, no caso da Nestlé, e qual turno e área que deseja trabalhar, no caso da C&A. Em seguida, para poder continuar com o suposto cadastro, é solicitado que a vítima compartilhe a falsa oportunidade de emprego com amigos.

Após o compartilhamento, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago - que efetuam cobranças indevidas - ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro, explica o gerente de Segurança da PSafe, Emílio Simoni.

Publicidade

— Os cibercriminosos têm procurado, cada vez mais, desenvolver golpes que atendam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam, de forma fraudulenta, o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade. Neste caso, eles aproveitam a alta taxa de desemprego no país para atrair as vítimas. É importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos.

Para não se tornar uma vítima de hackers, o especialista da PSafe ainda reforça a importância de o usuário ter instalado em seu celular um software de segurança com a função ‘antiphishing’, pois esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual.

Publicidade

Só no caso do golpe utilizando a marca da Nestlé, o aplicativo DFNDR, desenvolvido pela empresa, efetuou mais de 500 bloqueios por hora, protegendo o smartphone de seus usuários. Caso caia no golpe, é recomendável entrar em contato com a operadora do celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Em contato com a reportagem do R7, a assessoria de comunicação da C&A esclarece que a divulgação de vagas é feita exclusivamente pelo site da empresa. Confira o comunicado completo da empresa a seguir:

A C&A esclarece que todas as divulgações de suas vagas existentes são feitas pelo site da empresa na seção Trabalhe Conosco, além de utilizar o Linkedin e o Vagas.com como fontes de dados nos processos seletivos. Importante ressaltar que as divulgações fora desses canais oficiais da empresa não foram feitas pela C&A, por isso é preciso que o candidato tenha cuidado. A C&A tem reforçado, sempre que possível em suas redes sociais, as informações de como funcionam seus processos de seleção de candidatos para ajudar a evitar situações como essa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.