Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google deve lançar recurso para remover links das pesquisas

Nova ferramenta deve ser anunciada até o final do mês e disponibilizada em toda a Europa

Tecnologia e Ciência|Do R7

Google trabalha em nova ferramenta depois de decisão da Corte Europeia
Google trabalha em nova ferramenta depois de decisão da Corte Europeia Google trabalha em nova ferramenta depois de decisão da Corte Europeia

O Google vai anunciar até o final do mês um mecanismo para que os usuários peçam a remoção de informações da ferramenta de buscas. As informações são do jornal The New York Times. Este é um dos primeiros indícios de que o Google está trabalhando em uma maneira de operar depois da decisão da corte europeia em relação ao caso do chamado Direito ao Esquecimento.

Ulrich Kühn, chefe do departamento técnico de regulação de proteção de dados em Hamburgo, na Alemanha, disse que os detalhes do mecanismo ainda estão sendo finalizados, mas que será uma ferramenta online básica para que as pessoas peçam ao Google para retirar informações potencialmente prejudiciais em até duas semanas.

— Eles estão tentando chegar a algo que os usuários possam usar para apresentar denúncias de links específicos.

Apple e Google encerram guerra de patentes

Publicidade

Google Glass já está à venda para o público por R$ 3.300

Kuhn também disse ao The New York Times que a ferramenta será lançada em toda a Europa. O Google não quis comentar sobre como o novo recurso online funcionaria.

Publicidade

Em um comunicado a empresa disse que a decisão anunciada pelo corte europeia no dia 12 de maio teria implicações na forma como o buscador lida com os pedidos de remoção de informações.

— Isso é logicamente complicado. Assim que pensarmos em como isso vai funcionar, o que pode levar semanas, nossos usuários vão ficar sabendo.

Publicidade

A decisão do Tribunal Superior da Europa é a de que as pessoas podem exigir que o Google retire dos resultados das buscas links que contenham informações pessoais. O caso é visto como um marco no esforço europeu para o aumento da privacidade.

Segundo o The New York Times, autoridades europeias de proteção de dados disseram que o número de reclamações de pessoas procurando maneiras de retirar links do ar aumentou deste que a decisão foi anunciada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.