Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo abre consulta para discutir alterações no Comitê Gestor da Internet

Comitê teve papel central na elaboração do Marco Civil da Internet, de 2014

Tecnologia e Ciência|

Entre os questionamentos do governo estão as competências do CGI.br e ampliação da participação social
Entre os questionamentos do governo estão as competências do CGI.br e ampliação da participação social Entre os questionamentos do governo estão as competências do CGI.br e ampliação da participação social

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou nesta terça-feira (8) uma consulta pública para avaliar a necessidade de mudanças no Comitê Gestor da Internet (CGI.br), que estabelece as diretrizes de funcionamento da internet no Brasil.

A coordenadora-geral de assuntos cibernéticos do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em Tecnologia da Informação e Comunicações do ministério, Luana Borges comenta que a última regulamentação do comitê tem mais de duas décadas.

— Há uma percepção de necessidade de avaliação do CGI.br, tendo em vista que ele tem mais de 20 anos e o último decreto (que o regulamenta) é de 2003. É como se fossemos colocar um termômetro para saber onde a sociedade acredita que há necessidade de mudanças.

Leia também: Facebook vai intensificar a checagem de fatos para combater notícias falsas

Publicidade

O CGI.br é um órgão multissetorial, composto por diversos ministérios, empresas, representantes do terceiro setor e membros da comunidade científica. O comitê teve papel ativo na formulação do Marco Civil da Internet, de 2014.

Entre os questionamentos levantados pelo governo estão a possibilidade de atualização das competências do CGI.br e a adoção de medidas de transparência e a ampliação da participação social.

A consulta será conduzida até 8 de setembro. Posteriormente as contribuições serão avaliadas, mas não há prazo para que o governo divulgue resultados ou possíveis ações. A consulta completa pode ser acessada no site participa.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.