Japoneses criam proteína brilhante que pode ser vista a olho nu

Cientistas da Universidade de Osaka são os responsáveis pelo feito

Tecnologia e Ciência|Do R7

Proteínas foram desenvolvidas com combinações de materiais fluorescentes
Proteínas foram desenvolvidas com combinações de materiais fluorescentes Proteínas foram desenvolvidas com combinações de materiais fluorescentes

Japoneses criaram proteínas que produzem luz visível a olho nu. A descoberta foi publicada no jornal da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. As proteínas são chamadas “Nano-lanternas” e foram desenvolvidas nas cores verde, laranja e azul.

A descoberta pode ser utilizada em pesquisas médicas e também como alternativa a energia elétrica. Ao contrário das proteínas fluorescentes convencionais, que produzem um brilho fraco e que pode ser visto apenas com a ajuda de câmeras supersensíveis, a proteína desenvolvida pela Universidade de Osaka pode ser enxergada sem a ajuda de equipamentos.

Cientistas temem resultados de experimentos com matéria escura

As substâncias foram desenvolvidas ao combinar proteínas brilhantes do cnidário Renilla reniformis - espécie de animal aquático - com proteínas fluorescentes coletadas de corais e águas-vivas.

Segundo informações da Jiji Press, o vice diretor do Instituto Científico de Pesquisas Industriais da Universidade de Osaka, Takeharu Nagai, espera que seja possível criar árvores que brilham no futuro, o que poderia ajudar a economizar energia elétrica das cidades.