Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lançamento do telescópio Webb volta a ser adiado pelo mau tempo

Novo telescópio espacial decolaria da Guiana Francesa na sexta-feira, mas agora ficará, no mínimo, para o sábado

Tecnologia e Ciência|Do R7

Telescópio espacial James Webb deverá ser enviado ao espaço no próximo dia 25
Telescópio espacial James Webb deverá ser enviado ao espaço no próximo dia 25 Telescópio espacial James Webb deverá ser enviado ao espaço no próximo dia 25

O lançamento do telescópio espacial James Webb, o mais potente já projetado, voltou a ser adiado nesta terça-feira (21), desta vez devido às condições climáticas em Kourou, na Guiana Francesa, de onde deve decolar a bordo de um foguete Ariane 5.

O lançamento estava previsto para a sexta-feira, mas agora ocorrerá no sábado, 25 de dezembro, um verdadeiro presente de Natal para astrônomos de todo o mundo, que esperam pelo novo observatório há três décadas.

O lançamento "foi adiado" por causa "das más condições meteorológicas", confirmou a Nasa em um comunicado.

"Amanhã à tarde será publicado um novo boletim do clima a fim de confirmar a data de 25 de dezembro", informou a agência espacial americana.

Publicidade

Esta é a terceira vez que o lançamento é adiado devido a problemas menores. A primeira foi por um incidente durante os preparativos do telescópio no fim de novembro e a segunda devido a um problema de comunicação com o sistema em solo.

Pouco antes do anúncio do adiamento, o diretor da Nasa, Bill Nelson, falou na última coletiva de imprensa antes do lançamento.

Publicidade

"É uma missão extraordinária. Um exemplo brilhante do que podemos alcançar quando sonhamos grande", expressou o cientista.

"Webb vai transformar nossa visão do universo", acrescentou.

Publicidade

Joia da engenharia ultracomplexa e apresentada como o sucessor do Hubble, o telescópio foi construído nos Estados Unidos sob a direção da Nasa e tem instrumentos das agências espaciais europeia e canadense.

Será posto na órbita do Sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.