Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Montadora americana cria carro autônomo sem volante e pedais

Empresa espera testar os veículos em áreas urbanas em 2019

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Autoridades federais ainda precisam aprovar pedidos da montadora
Autoridades federais ainda precisam aprovar pedidos da montadora Autoridades federais ainda precisam aprovar pedidos da montadora

Após Google e Volvo anunciarem projetos de carros que dispensam completamente a interferência humana, a General Motors prepara seu modelo similar. O anúncio da versão mais recente de seu carro sem motorista foi feito nesta sexta (12), através de sua divisão de pesquisa autônoma, a Cruise Automation.

O carro é um Chevy Bolt modificado que a empresa espera testar em 2019, em um pequeno grupo de cidades dos Estados Unidos. O modelo é um passo adiante em comparação aos principais veículos autônomos que foram desenvolvidos, com opções de direção manual — uma forma de se adequar às leis atuais.

Segundo a empresa, por ser totalmente automático, a presença de controles humanos seria irrelevante. Para dar algum controle ao passageiro, o Chevy possui telas e comandos que funcionam como uma forma de se comunicar com o carro, além de botões de emergência.

A empresa fez uma requisição a National Highway Traffic Safety Administration, o órgão federal responsável pela segurança do trânsito, que exigirá uma bateria de testes preliminares no veículo antes que ele ganhe permissão de rodar em ambientes urbanos. A requisição pede a dispensa de alguns itens obrigatórios no veículo, como airbags no volante, que será deslocado para um painel frontal.

Publicidade

No pedido divulgado, a GM solicitou que 2.500 carros participem dos testes futuros, o número máximo permitido pelas leis atuais, o que a colocará em pé de igualdade com a Waymo, braço de carros autônomos do Google, e a Uber.

Testes em Nova York

Publicidade

Em outubro de 2017, a GM foi a primeira empresa a ganhar aprovação do governo de Nova York para testar veículos autônomos de nível 4, os que dispensam qualquer interferência humana. Os testes começarão em algum momento de 2018, em Manhattan.

Quando aprovou o pedido, o governador Andrew Cuomo afirmou em um comunicado que a tecnologia de carros sem motorista tem o potencial de "salvar vidas e economizar tempo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.