R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 01/02/2013 às 14h20:

#CampusParty2013: Chefão do Firefox quer programação como matéria escolar

Diretor da Mozilla, Mark Surman, anuncia evento para ensinar brasileiros no segundo semestre de 2013

Tiago Alcantara, do R7


Publicidade

Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, fez uma palestra de “recrutamento” nesta sexta-feira (1º) na Campus Party Brasil 2013. O executivo da empresa que criou no navegador Firefox apresentou um projeto ambicioso de sua empresa: transformar os internautas em desenvolvedores.

Durante sua conversa com os campuseiros no palco principal do evento, o ativista e executivo na área de tecnologia há mais de 20 anos falou sobre o lançamento do celular com o Firefox OS, a história do navegador da raposa de fogo e o futuro da internet aberta e acessível aos usuários. Surman comparou a rede a uma combinação de vários blocos de lego.

Confira as gatas da Campus Party 2013

Chefão do Firefox e Eike Batista são destaques da sexta


De acordo com levantamento da empresa, dez milhões de pessoas devem passar para o lado do desenvolvimento nos próximos anos. Para alimentar este mercado, a Mozilla espera que linguagens de programação sejam ensinadas nos colégios e acessíveis aos internautas.

O executivo convocou os campuseiros a ensinarem outros internautas e prometeu um evento para promover o Mozilla Web Maker entre os brasileiros entre junho e setembro deste ano.

- As pessoas deveriam aprender gramática, matemática, ciências, linguagem de programação e depois artes, nesta ordem de importância. Ajudem-me a construir uma web melhor e um mundo melhor.

Smartphone com Firefox OS

Surman também comentou sua expectativa a respeito do smartphone com o Firefox OS que a Mozilla pretende lançar e, com isto, aquecer o mercado de desenvolvedores para celulares. Durante a Campus Party, a Mozilla revelou que o telefone deve ser vendido no Brasil por R$ 150.

- Espero que daqui a um ano todos vocês tenham um [Firefox Phone] nos bolsos. Nós vamos mostrar ao mundo como este lego funciona, como é mantê-lo vivo.

De acordo com o CEO da Mozilla, o mercado telefones não demonstra o verdadeiro poder da rede pois só existem duas opções concorrendo pelos consumidores: o iOS da Apple e o Android do Google.

Acredito que o Firefox OS vai moldar a forma como as outras plataformas funcionam.

Firefox salvou a internet

Para mostrar como o Firefox OS tem espaço, Surman comentou sobre o monopólio da Microsoft em 2003, com o Internet Explorer 6. Na visão do ativista, o poder quase fez com que a internet se perdesse: “nesta época a internet era controlada mais por empresas do que por pessoas”, afirmou.

- Dois mil e três foi um ano de m**** para a internet. Porque as pessoas viam a internet através dos olhos da Microsoft, por meio do monopólio. O Firefox mudou este equilíbrio de poder e trouxe a rede de volta. A única coisa que existia em 2003 e continua sendo usada é a Wikipédia. Todas essas outras coisas [aponta para logo do Gmail, Twitter e Facebook] só surgiram depois. Em 2003 a web ainda era uma porcaria.

 

Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Leia mais notícias de Saúde no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!

 
Veja Relacionados:  firefox
firefox 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping