R7 - Notícias

Esqueci minha senha

22 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 08/11/2011 às 12h56:

Asteroide passa perto da Terra hoje,
mas só será visível com telescópio

Astrônomos dizem que o objeto espacial não poderá ser visto a olho nu

AFP

Quem quiser ver o enorme asteroide que vai passar perto da Terra nesta terça-feira (8) vai precisar de um telescópio. O asteroide circular, chamado 2005 YU55, tem 400 m de largura e ficará mais perto da Terra do que a Lua, a 325 mil km de distância.

Scott Fisher, diretor da Divisão de Astronomia da NSF (Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos), diz que, ainda assim, o objeto “será visto muito distante quando passar por aqui”.

– Não será perceptível a olho nu. Será preciso um telescópio com lente de mais de 15 cm para vê-lo. Para tornar a observação ainda mais complicada, se moverá muito rápido no céu quando passar. Vários radiotelescópios foram instalados na América do Norte para registrar a passagem do astro.

Os astrônomos que estudam este objeto, classificado como um asteroide de classe C, dizem que ele é muito escuro, cor de carvão, e bastante poroso.

O 2005 YU55 foi descoberto em 2005 por Robert McMillan, do projeto Spacewatch, grupo de cientistas que observa o sistema solar perto de Tucson, Arizona (sudoeste dos Estados Unidos).

O objeto faz parte de um conjunto de 1.262 asteroides grandes, que giram ao redor do Sol e têm mais de 150 metros de largura, que a Nasa (agência espacial dos EUA) qualifica como "potencialmente perigosos". Mas esse objeto em si não causa ameaças à Terra, diz o astrônomo Thomas Statler.

– Queremos estudar estes asteroides, de forma que se algum dia formos atingidos, saibamos o que fazer com ele.

A passagem mais próxima que um asteroide fará da Terra será em 2094, a uma distância de 269 mil km, segundo as previsões.

Veja Relacionados:  Asteroide
Asteroide

Espalhe por aí:
  • Flickr
  • Delicious
  • Digg
  • Netvibes
  • Google

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

Shopping