R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 04/01/2010 às 16h14:

Carros do Google começam a fotografar
ruas de São Paulo e Rio de Janeiro

Serviço vai mapear espaços públicos e colocar fotos em 3D na internet

Do R7

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) em São Paulo que começou a colocar nas ruas da capital paulista e na cidade do Rio de Janeiro 30 automóveis responsáveis por fotografar os espaços públicos como ruas, avenidas, pontos turísticos e rodovias para o Street View.

Além do Brasil, 28 países já receberam os carros a serviço do Street View. São Paulo será fotografada por aproximadamente 20 veículos. No Rio, dez automóveis fazem os registros.

Os primeiros testes brasileiros aconteceram desde julho do ano passado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde fica o centro de engenharia do Google no país. 

O serviço surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo como o Coliseu, em Roma, na Itália.

O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera.

A ideia da empresa é que até o final de 2010 todas as ruas e rodovias que cortam a cidade de São Paulo façam parte do recurso, mas o Google admite que o prazo pode ser prorrogado devido a diversos fatores como condições climáticas, geografia e tamanho da população.

Geralmente, a equipe leva três ou quatro meses para fotografar as áreas e mais três meses aproximadamente para o tratamento e postagem na internet.


Os 30 carros foram equipados cada um com oito câmeras a partir de uma adaptação dos automóveis conseguida via parceria com a montadora Fiat, que usará os carros do modelo Stilo para registrar as imagens. A montadora é a primeira a selar um acordo com o gigante de buscas para o fornecimento de automóveis ao Street View.

As fotos são “costuradas” até formar a imagem final com 360º na horizontal e 290º na vertical, e como são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras.

Logo que uma área é fotografada e colocada na rede, o site permite que internautas solicitem a remoção no sistema de sua própria foto no sistema, de seu carro ou casa.

Veja Relacionados:  Google
Google 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping